Fraude investigada pela PF envolve obras abandonadas e compra de toneladas de arroz e pão em MT

Coletiva de imprensa sobre a Operação Tapiraguaia — Foto: Lucas Iglesias/Cento América FM

Por G1 MT

O suposto desvio de verba pública federal na Prefeitura de Confresa, a 1.160 km de Cuiabá, envolve serviços contratados para obras abandonadas e compra de toneladas de arroz e pão, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga o caso em parceria com a Polícia Federal.

G1 tentou, mas não conseguiu contato com a prefeitura de Confresa.

Nesta quarta-feira (30), em parceria, as instituições deflagraram a Operação Tapiraguaia com o intuito de cumprir 61 mandados de busca e apreensão.

Os alvos estão em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia (GO) e Dourados (MS).

A investigações tiveram início em 2017, a partir de fiscalizações realizadas pela CGU. À época, foram alvos da investigação contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016.

Empresas contratadas pela prefeitura através de direcionamento recebiam pagamentos superfaturados sob condição de pagamento de propina a servidores.

De acordo com o superintendente da CGU, Daniel Gontijo Motta, foram identificados – entre outras irregularidades -, a contratação de serviços pagos e que não foram entregues para construção de unidades de saúde e a compra de 18 toneladas de arroz e 48 toneladas de pão.

Não há confirmação também, ainda segundo a CGU, de que os produtos alimentícios tenham sido entregues.

“Enquanto isso, o registro que temos são relatos de falta de merenda, falta de alimentação para as crianças nas escolas durante o período investigado”, disse Daniel.

Após quebra do sigilo bancários dos investigados, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 4,5 milhões.

Operação Tapiraguaia

A operação recebeu o nome tendo em vista esta ser a primitiva denominação do atual município de Confresa. É a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, designação de nomes de dois rios da região norte mato-grossense.

Seja o primeiro a comentar sobre "Fraude investigada pela PF envolve obras abandonadas e compra de toneladas de arroz e pão em MT"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*