Coordenadores e Professores da Faculdade Cathedral participam de palestra

Na noite do último dia 01/02, os Professores, Coordenadores e a Diretoria da Faculdade Cathedral participaram da palestra: “Navegar em mares nunca antes navegados… Aprender no século XXI”, ministrada pela Professora Dra. Caroline R. Cardoso. A palestra foi realizada no Auditório da Faculdade Cathedral e fez parte da programação da Semana Pedagógica.

O Diretor Executivo, Dr. Sandro Saggin, iniciou o evento desejando boas-vindas aos presentes e explanando sobre a importância da palestra ministrada pela Dra. Caroline: “estamos com grandes perspectivas para essa Semana Pedagógica, a Dra. Caroline é uma excelente profissional e a palestra ministrada nos fará refletir sobre as melhorias que podemos adotar, para assim nos tornar profissionais melhores. Esse ano é um ano de grandes realizações e não podíamos iniciar nossa Semana Pedagogia de melhor forma”, destacou Dr. Sandro Saggin.

Caroline Rodrigues Cardoso é Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade de Brasília. Especialista em Língua Portuguesa pela Universo e em Educação Continuada e a Distância pela Universidade de Brasília. Bacharela e Licenciada em Letras Português pela Universidade de Brasília. Jornalista (Registro DRT nº 0011699/DF).

Atua no magistério desde 1996, com experiência do ensino básico à pós-graduação, em instituições públicas e privadas. Desde 1996 trabalha como redatora, copidesque e revisora de textos. Desde 2012 tem trabalhado como jornalista, roteirista e produtora audiovisual freelancer. Seu primeiro documentário, Conxê, foi lançado em 2015, em parceria com o produtor audiovisual Alan Pinho. Atualmente está produzindo seu segundo documentário, A dor oculta.

A Professora Dra. Caroline, falou em sua palestra sobre a importância de utilizar a tecnologia como uma ferramenta estratégica de ensino e deu dicas de como incrementar as aulas, fazendo uma aula tradicional se transformar em uma experiência impactante e interessante para o aluno. “Quando os professores param de proibir o uso do celular em sala de aula e aderem o uso de forma positiva, o que antes era prejudicial se torna positivo e traz experiências incríveis. Os professores precisam sair do tradicionalismo e buscar alternativas de ensino que desperte a atenção do aluno”, afirmou Caroline Cardoso.

A Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, Dra. Karine Peixoto, exemplificou um dos diversos meios tecnológicos que o Professor (a) da Faculdade Cathedral pode utilizar: “uma das ferramentas tecnológicas que os Professores possuem é o moodle. O moodle é software de aprendizado que possui várias interfaces de aprendizado, um deles é a opção realizar debates sobre um determinado assunto com os alunos, por exemplo”, ressaltou Karine Peixoto.

O Professor Juliano Sguizardi compartilhou durante a realização da palestra sobre a importância de importância de tirar o aluno do comodismo: “o professor tem o papel de fazer o aluno ir em buscar o conhecimento, hoje os adolescentes estão acostumados a ganharem a informação sem nenhum esforço. É necessário tirar eles da zona de conforto e ensinar a pesquisar, fazer análises e um dos métodos que eu utilizo para que eles se esforcem é não disponibilizando os slides das aulas”, explicou o Professor Juliano Sguizardi.

O Diretor de Educação, Fernando Figueiredo, agradeceu a presença da Dra. Caroline Cardoso, dos Professores presentes e finalizou o evento, enfatizando sobre a importância de evoluir junto com os avanços tecnológicos. “Quanto mais o professor resistir a evolução tecnológica mais dificuldades eles terão. É necessário sair da inércia e evoluir junto com a tecnologia. O Professor deve buscar sempre inovação, pois o método tradicional de ensino não é mais eficaz e a palestra da Dra. Caroline mostrou isso”, finalizou Fernando Figueiredo.

Michele Faifer / Faculdade Cathedral

Seja o primeiro a comentar sobre "Coordenadores e Professores da Faculdade Cathedral participam de palestra"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*