PALINGENESIA, UM ELO DE UNIÃO DAS RELIGIÕES

Em atenção aos comentaristas dessa coluna no portal de O TEMPO (www.otempo.com.br), voltamos à palingenesia, sinônima de reencarnação, e que aparece na Bíblia em vez de reencarnação. Nós a encontramos em Tito 3: 5, e Mateus 19: 28, traduzida erradamente por ‘regeneração’ pelos tradutores da Bíblia contrários à reencarnação. A regeneração ocorre durante os tempos da palingenesia, mas esta não é a ‘regeneração’ propriamente dita. Recomendo, pois, aos queridos leitores desta coluna a confirmação nos dicionários de português. Eles dizem: palingenesia é o retorno à vida’ ou ‘nascer de novo’. E é a mesma palavra grega na Bíblia.

Essa palavra reencarnação só foi criada por Kardec, mais ou menos, em 1850, daí por que ela não aparece na Bíblia, mas aparece, como foi dito, com o seu sinônimo: palingenesia. E ela pertenceu ao cristianismo até o Segundo Concílio Ecumênico de Constantinopla, em 553. Às vezes, ela se encontra também na Bíblia com os nomes de geração e ressurreição, a qual é do espírito e não do corpo segundo o ensino paulino (1 Coríntios 15: 44). E Jesus ensinou também que os ressuscitados são como os anjos (Mateus 22: 30). E os anjos não têm corpos! O corpo volta para seu pó, donde veio. Aliás, no mundo espiritual, não há lugar para a matéria densa! “Isto afirmo, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a incorrupção herdar a corrupção.” (1 Coríntios 15: 50).  A corrupção é da matéria. E eis um exemplo da palavra ressurreição na Bíblia com o sentido de palingenesia: “Por aquele tempo, ouviu o tetrarca Herodes a fama de Jesus, e disse aos que o serviam: Ele é João Batista; ele ‘ressuscitou’ dos mortos e, por isso, nele operam essas forças miraculosas.” (São Mateus 14: 1 e 2). João Batista já tinha morrido e cujo corpo estava, pois, no cemitério. Ora, se Herodes pensava que Jesus fosse João Batista ressuscitado, só podia ser o espírito do Batista que se teria reencarnado no corpo de Jesus. Trata-se de um erro de Herodes, mas esse erro prova que os judeus consideravam a ressurreição como sinônimo de palingenesia. (Para saber mais, meu livro: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, Ed. EBM-Megalivros, Santo André, SP).

Deus criou o espírito para encarnar-se como ocorreu, figuradamente, com Adão: Deus soprou nas narinas de Adão a alma dele. Em outras palavras, a alma de Adão se encarnou no seu corpo. Por que, então, Deus não poderia colocá-la, novamente, em outro corpo novo criado, vivificando-o também?

Ademais, a ciência espiritualista, geralmente, aceita a palingenesia que, hoje, tem adeptos em todas as religiões. E assim, ela é um elo de união entre todas elas!

  PS: III Encontro Fraternidade Sem Fronteiras, “Conectando Corações”, em BH, de 12 a 14-4-2019, no Mineirão, com a participação de 6 países e 50 expositores religiosos, entre eles, o espírita Divaldo Franco.  Contato: www.fraternidadesemfronteiras.org.br/eventos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "PALINGENESIA, UM ELO DE UNIÃO DAS RELIGIÕES"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*