Procissão do Fogaréu

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente, na madrugada da quinta-feira santa.

Por Assessoria

A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início a 0:00 da quinta-feira santa, ao som de tambores, à porta da Igreja Senhor Bom Jesus de Aragarças.

Tradicionalmente há 9 anos, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos. Eles seguem pelas ruas e avenidas das 3 cidades. Um grande número de pessoas, composta de fiéis, turistas e moradores locais, assistem ao espetáculo, marchando juntamente aos Farricocos em direção à feira coberta de Pontal do Araguaia, onde encontram a mesa da última ceia já dispersa. Em seguida, avançam na direção da Igreja Matriz de Santo Antônio, que simboliza o Jardim das Oliveiras, onde se dará a prisão de Jesus Cristo.

A indumentária utilizada pelos Farricocos caracteriza-se por uma túnica comprida de cores variadas e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha.

Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

Foto: Reprodução

Seja o primeiro a comentar sobre "Procissão do Fogaréu"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*