Municípios mato-grossenses recebem cursos de formação museológica

Oficina de Reserva Técnica já foi realizada em Cuiabá, nos dias 20 e 21 de março - Foto por: Ahmad Jarrad - Secel/MT

Cursos, oficinas e palestras serão realizados em Rondonópolis e Barra do Garças, respectivamente, no dia 10 e 12 de junho.

Cida Rodrigues | Secel – MT 

Informações sobre o Sistema Estadual de Museus, plano museológico, conservação e reserva técnica serão levados a municípios do interior de Mato Grosso pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Com o tema “Diálogos Museológicos”, a Secretaria oferece uma palestra no dia 10 de junho, em Rondonópolis, e uma oficina no dia 12 de junho, em Barra do Garças.

A formação é uma das etapas para a implantação do Sistema Estadual de Museus e visa capacitar os profissionais que atuam nos equipamentos existentes no Estado. “Buscamos promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão dos acervos museológicos em Mato Grosso”, comenta o secretário da Secel, Allan Kardec.

Em Rondonópolis, a palestra Diálogos Museológicos apresentará como funciona e como será implantado o Sistema Estadual e debaterá o conceito e as operações técnicas necessárias para que um espaço seja considerado museu. O evento ocorrerá no Museu Rosa Bororo, às 19h.

Já em Barra do Garças, além da palestra, haverá ainda uma oficina com versão resumida dos cursos oferecidos em Cuiabá recentemente, de plano museológico e de reserva técnica. A capacitação vai das 9h às 17h, na sala 224 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município.   

Os cursos serão conduzidos por profissionais da Viés Museologia e Patrimônio, empresa especializada em assessoria de museus e centros culturais. Além da palestra e da oficina, técnicos da Secel visitarão os museus das cidades para levar orientações.

Com vagas limitadas, as inscrições para as duas qualificações são gratuitas e podem ser feitas a partir desta terça-feira (14), no site www.sympla.com.br/secelmt

Posteriormente, as capacitações serão oferecidas a outras regiões para possibilitar que todos os municípios mato-grossenses tenham acesso às informações técnicas que ajudarão na organização e aperfeiçoamento dos museus.

Sistema Estadual de Museus 

O projeto de implantação do Sistema Estadual de Museus foi contemplado em convênio federal entre a Secel e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e deverá impactar positivamente na maneira como as instituições regionais trabalham, atuam e se relacionam.

Outros cursos já foram oferecidos por meio do convênio, como a oficina de Plano Museológico e o curso de Reserva Técnica. O acordo ainda possibilitou a compra de equipamentos de informática e móveis a serem usados na organicidade do Sistema Estadual.

Em fase final de consolidação, SISEM-MT vai garantir a disponibilização de uma plataforma de dados e informações que visa dar suporte e implementar programas de modernização e salvaguarda dos acervos, ampliar e diversificar a comunicação com o público e ainda garantir a formação e capacitação de profissionais que atuam nos museus mato-grossenses. 

Segundo levantamento da Superintendência de Patrimônio Histórico e Cultural  da Secel, o Estado possui cerca de 45 museus, incluídos os municipais, estaduais e federais, além dos privados. 

Serviço

Palestra: Diálogos Museológicos
Data: 10/06, às 19h
Local: Museu Rosa Bororo – Rondonópolis

Oficina Diálogos Museológicos
Data: 12/06, das 9h às 17
Local: UFMT – campus Barra do Garças

Inscrições gratuitas: www.sympla.com.br/secelmt
Mais informações: (65) 3613-0232/ e-mail: equipamentos@secel.mt.gov.br

Seja o primeiro a comentar sobre "Municípios mato-grossenses recebem cursos de formação museológica"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*