Escola cria novo boletim que indica desempenho do aluno em cada disciplina

Escola busca otimizar aprendizado com o novo sistema - Foto por: Divulgação

Projeto foi instituído no início deste ano para incentivar as crianças e os pais no acompanhamento das notas, além de permitir ao professor observar as defasagens e metodologias de ensino utilizadas.

Adilson Rosa | Seduc MT 

A Escola Estadual Estêvão de Mendonça, em Guiratinga (a 328 quilômetros ao sul da Capital), não para de inovar. Desde o início do ano letivo, a gestão escolar instituiu duas avaliações bimestrais (uma apenas para as disciplinas que só tem uma aula por semana na grade). Com base nessas avaliações, criou-se uma tabela com todas as notas, no estilo do antigo boletim.

A tabela ainda vem acompanhada de gráfico que mostrará o desempenho do aluno em cada uma das disciplinas, mostrando se este evoluiu ou regrediu. Como parte do sistema, os pais terão acesso às duas notas quantitativas de zero a dez e à média bimestral. A escola explicou aos pais que o monitoramento de aprendizagem não será critério de aprovação ou retenção de alunos.

“Tanto professores quanto pais já viram a entrega do “boletim” surtir efeito na vida escolar dos alunos. É incrível como a possibilidade de ter as notas e médias entregues aos pais já incentivou-os a se empenharem mais nos estudos”, destaca a professora de matemática, Valéria Pereira dos Santos. “Ninguém quer mais ficar com “notas feias”, e até na hora das revisões eles prestam muito mais atenção”. 

Os pais também aprovaram a iniciativa da escola. Segundo Denise Ferreira, mãe da aluna Stéfany, do 7º ano, a idéia é ótima e ajudará no aprendizado da filha. “A gente sempre teve acesso aos trabalhos e avaliações realizados pelos filhos na pastinha deles, mas ver as notas e médias organizadas e acompanhar o progresso bimestre a bimestre nos dá uma noção muito maior do desenvolvimento deles”.

Segundo a coordenadora Zilany Magalhães, esse projeto foi instituído para incentivar principalmente os pais no acompanhamento escolar das crianças. Também é um mecanismo importante para os professores refletirem sobre o próprio trabalho, as defasagens e as metodologias de ensino. “Aos professores foram entregues as planilhas com o desempenho de cada aluno, sala por sala, e foi realizada roda de conversa para reflexão dos profissionais acerca dos dados mostrados”.

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Escola cria novo boletim que indica desempenho do aluno em cada disciplina"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*