Defensoria Pública quer decreto mais rigoroso em Barra do Garças

Segundo secretária de Saúde do município, todos os leitos destinados ao combate ao coronavírus estão ocupados

João Pedro Donadel/Semana7

Na noite dessa segunda-feira (15) a Defensória Pública de Mato Grosso expediu notificação recomendatória à prefeitura municipal de Barra do Garças, na pessoa do prefeito Roberto Farias (MDB) para que seja editado novo decreto municipal, no intuito de enrijecer medidas de combate ao novo coronavírus.

image

Em suas justificativas, a defensoria recomenda fechamento de bares, restaurantes, quaisquer locais que possam ter aglomerações, comércio em geral e demais congêneres, tendo em vista o caos que se implanta no município por conta do número de casos da Covid-19 e um possível esgotamento do sistema público de saúde.

Vale lembrar que em boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde dessa segunda-feira, a cidade atingiu 122 casos positivos testados para o novo coronavírus, com sete óbitos e 14 pessoas internadas, sendo 13 em enfermaria de hospital público e um em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) também da rede pública.

O não cumprimento da notificação expedida pela defensora Lindalva de Fátima Ramos, de Barra do Garças “poderá ensejar a proposição de ação civil pública por dano moral coletivo” segundo o documento.

A notificação ainda traz, em anexo, uma resposta da secretária de Saúde municipal, Clenia Monteiro, à ofício encaminhado pela defensoria solicitando informações de pacientes internos do Covid-19.

Segundo a secretária, a UTI Covid do hospital Milton Pessoa Morbeck está com sua capacidade toda ocupada (cinco leitos) e a os 23 leitos da Unidade de Pronto Atendimento também se encontram todas ocupadas. Quanto aos leitos ainda disponíveis, Monteiro informou que, tanto os de UTI, como de semi-intensivo e quartos e enfermarias estão todos ocupados “inclusive tivemos que montar cinco leitos extras, que também já foram ocupados” salientou.

Sobre novos leitos e apoio estadual, a secretária informou que não há resposta de quando serão disponibilizados e a própria prefeitura está tentando montar mais três leitos por conta própria, para conseguir atender a demanda. Por fim, Monteiro desmentiu a informação de que havia leitos inativos por problemas técnicos.

1 Comentário sobre "Defensoria Pública quer decreto mais rigoroso em Barra do Garças"

  1. O povo só querem beber cachaça não tão nem aí tinhão que proibi bebidas álcool em geral

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*