Barra do Garças chega a 180 infectados do Covid e UTI continua lotada

Um morador de Barra do Garças e outro de Nova Xavantina morreram dia 23/6 e a luta do município é para abrir um hospital de campanha para desafogar a rede pública 

 Araguaia Notícia

A Secretaria Municipal de Saúde Barra do Garça divulgou no final da tarde de quarta-feira (24/6) o boletim mais atualizado sobre o novo coronavirus, Covid-19, no município. Barra subiu para 180 pessoas infectadas e registrou dois óbitos nas últimas horas. Estes óbitos aconteceram no dia 23/6 o primeiro de um morador de Barra do Garças de 59 anos que não tinha comorbidades e outro de um morador da cidade de Nova Xavantina, de 69 anos, que tinha problema cardiovascular e pneumonia crônica.

Agora já são dez óbitos de Barra e mais nove dos municípios conveniados do consórcio Garças/Araguaia: Barra do Garças (10), Nova Xavantina (4), Campinápolis (2), São Felix do Araguaia (1), Vila Rica (1) e Ponte Branca (1) óbito.

O boletim de Barra do Garças mantém ainda uma média alta de curados. Dos 180 infectados 75 já foram recuperados e estão em casa. E mais 67 pessoas com sintomas leves também estão em casa sendo monitorados pela Secretaria de Saúde e 28 de Barra do Garças estão internados.

Quando passa para o aspecto internação a situação fica mais preocupante porque os 28 de Barra se unem com mais de 37 dos municípios consorciados totalizando 65 internados.

E aí a taxa de ocupação hospitalar continua colapsada com relação a UTI pública com os 8 leitos do município já ocupados 100%. Na enfermaria, são 50 pacientes com Covid: 27 no hospital público e 23 no hospital particular. Com relação a UTI são 15 leitos ocupados sendo que 8 do público com 6 moradores de Barra do Garças e 2 dos municípios conveniados; a UTI particular está com 7 pacientes.

Já na UPA Marcelo Paes Lemes: os três leitos da semi-intensiva estão ocupados e na enfermaria dos 31 leitos 87,1 estão ocupados.

É importante mais uma vez pedir a comunidade que fique em casa porque nós estamos vivendo aquele período de ascensão da curva epidemiológica se aproximando do topo. E a melhor prevenção é se cuidar.

Se possível ficar em casa só com o isolamento social é possível evitar colapso total da saúde em Barra do Garças. Evite aglomeração principalmente em supermercados, mercearias e lugares com muita gente. Recomendamos na hora de comprar vai apenas uma pessoa da família para justamente proteger quem a gente ama tanto.

Enquanto isso o prefeito Roberto Farias está buscando apoio da bancada federal, do governo do estado para ampliar o número de vagas na rede pública, existe uma proposta de construir um hospital de campanha quem sabe na terra indígena para desafogar o sistema público na cidade.

Porém são medidas que depende também da conscientização do povo. E neste momento que a crise se alastra não adianta criticar, mas sim ajudar. Pedimos a classe política que se una neste momento e não aproveite a dificuldade do Covid fazer palanque político simplesmente atacando. Vamos mostrar soluções e mostra grandeza ajudando ao prefeito, vereadores e profissionais da saúde a enfrentarem a crise.  

Outra providencia que está sendo tomada, bastante interessante, é unificar ações através de um decreto que contemple Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças porque somos na verdade uma só cidade na luta contra o coronavirus

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças chega a 180 infectados do Covid e UTI continua lotada"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*