Em 24h, Barra do Garças registra quase 100 novos casos e mais duas mortes por coronavírus

O município atingiu 1013 confirmações e 64 óbitos causados pela infecção viral nesta quarta-feira (5).

Andrezza Dias/Semana7

Nas últimas 24 horas, mais 93 casos de coronavírus foram confirmados em Barra do Garças. É o maior registro neste curto período de tempo desde o início da divulgação dos boletins diários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a atualização, o município chega a 1013 confirmações e 64 mortes causadas pela doença nesta quarta-feira (5).

Das 64 mortes, 20 são indígenas e 44 não indígenas em Barra do Garças. Além disso, 30 moradores de outros municípios também vieram a óbito na cidade.

Ainda de acordo com o informativo, o número de pacientes subiu para 627, mas o percentual de recuperação diminuiu para 61,9%. Ontem (4), a taxa estava em 65,3%.

Agora são 322 casos ativos na cidade, destes, 311 estão em isolamento domiciliar.

Entre casos suspeitos e confirmados 27 moradores de Barra do Garças, estão internados em enfermarias. Já em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são dois.

Em relação aos pacientes de outros municípios, são nove em enfermarias e seis em UTIs.

Aumento no número de casos e óbitos

No mês passado, uma ação civil movida pela Defensoria Pública de Mato Grosso, núcleo de Barra do Garças e Ministério Público levou a Justiça a obrigar que medidas mais restritivas contidas no decreto Estadual nº 522 fossem aplicadas na cidade que se enquadrava em risco ‘muito alto’ para Covid-19 na época.

A quarentena coletiva obrigatória tinha a finalidade de reduzir a circulação de pessoas nas ruas e, consequentemente, diminuir a proliferação do vírus em Barra do Garças por meio do fechamento das atividades não essenciais e outras ações.

Entretanto, uma semana após a quarentena obrigatória ser implantada em Barra do Garças e Pontal do Araguaia, o governador Mauro Mendes editou o decreto vigente permitindo que os comércios considerados não essenciais reabrissem as portas com a capacidade de funcionamento em até 70% nas cidades com risco ‘alto’ seguindo os protocolos de segurança dos órgãos de saúde.

Essa flexibilização pode ser um dos fatores para o aumento no número de casos e mortes que vem sendo registrado no estado e em Barra do Garças.

Confira o boletim epidemiológico desta quarta (5):  

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Em 24h, Barra do Garças registra quase 100 novos casos e mais duas mortes por coronavírus"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*