HOMENAGEM

Duas personalidades de Barra do Garças são homenageadas com Prêmio Estadual dos Direitos das Mulheres. A homenagem marca o encerramento do Agosto Lilás em Mato Grosso que incentiva as mulheres a denunciarem violência doméstica.

Assessoria DP – MT/ Rosana Leite Antunes de Barros

Duas personalidades da cidade de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso, foram lembradas numa recente votação para o Prêmio Professora Ruth Marques Corrêa da Costa da edição 2020 e serão contempladas. Um prêmio em vida a defensora pública Lindalva de Fátima Ramos e outro ‘in memoriam’ a professora Doralice Rosa de Oliveira Escolástico.

Esse prêmio marca o encerramento da campanha de Agosto Lilás no combate à violência doméstica em Mato Grosso. Todos os anos, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher homenageia uma mulher em vida e outra “in memoriam”.

A honraria possui como finalidade destacar ações importantes de mulheres pelos direitos humanos das mulheres. Rememorar, fazer parte da história, e, principalmente perpetrar com que a sociedade conheça os feitos dessas mulheres é a primordial finalidade dessa distinção.

Várias mulheres concorreram. É de se ressaltar que as pessoas mencionadas foram escolhidas em meio à muita emoção, tal como sempre acontecem esses momentos no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso. Falar das mulheres a seguir é uma imensa satisfação.

Doralice Rosa de Oliveira Escolástico

A professora Doralice Escolástico, conhecida carinhosamente como “Dora” era sorridente e afável. Nasceu em 29 de setembro de 1949, em Baliza/GO, tendo iniciado os seus estudos aos oito anos de idade. Fez Magistério no Colégio Madre Marta Cerutti, onde começou sua carreira de professora.

No ano de 1969, muda-se para Campo Grande/MS para seguir a carreira religiosa. Tempos após, descobre não ter vocação para seguir esse caminho. Mudou-se para a Capital de Mato Grosso, onde cursou Pedagogia UFMT. Paralelo aos estudos, Dora trabalhou nas redes estadual e particular por vários anos.

A professora Dora foi casada, e possui dois filhos. Se separou do marido e terminou a criação e educação dos filhos sozinha, após o rompimento. Retornou para Barra do Garças, depois de ter morado por treze anos na Capital.

Deu continuidade à carreira no magistério, trabalhando primeiro na antiga DREC – Delegacia de Ensino -, depois na Escola Estadual São Miguel na vizinha cidade de Pontal do Araguaia. Exerceu a militância sindical, primeiramente na AMPE e, com a mudança de denominação para SINTEP-MT, foi Vice-presidenta da Subsede local por dois mandatos.

Atuou, ainda, como Diretora Regional por vários mandatos, e membro da Diretoria Executiva. Enquanto militante político-partidária, foi presidenta do PT – Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Tinha nas causas sociais o seu enfrentamento, onde buscava a cidadania. Encontrou tempo para cultivar plantas e esculpir peças em madeira com temáticas sociais bastante variadas, com as quais pretendia fazer uma exposição. Deixou muitas peças artesanais por ela confeccionadas e que firmam a sua sensibilidade para as artes.

O município de Barra do Garças a homenageou, pois, uma escola municipal leva o seu nome. Desencarnou prematuramente em 17 de setembro de 2003, vítima de hemorragia.

Lindalva de Fátima Ramos

A Defensora Pública Lindalva de Fátima Ramos foi escolhida para ser homenageada em vida. Além da carreira importante que desenvolve, é casada, mãe de um filho e uma filha, e possui dois netos. Além de ter cursado direito, também é graduada em Letras pela UFMT. Foi professora de língua portuguesa e literatura. Foi servidora pública do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso onde permaneceu até tomar posse como Defensora Pública do Estado de Mato Grosso, em dezembro do ano de 2002.

É uma profissional muito atuante, tendo realizado inúmeras campanhas, projetos e eventos pela Defensoria Pública. Destaque para os projetos “Defensoria Pública nos Bairros: Garantia de Acesso à Justiça”; “Projeto Reintegrar” com adolescentes internados; “Projeto Ambiental: Margens do Rio Garças e Araguaia limpas”; “Campanhas em prol do Consumidor”; “Projeto contra a Discriminação Racial”; “Projeto Oficina da Conciliação”; “Projeto Paternidade Consciente”; “Campanha de Combate ao Trabalho Infantil e às Drogas Lícitas e Ilícitas”; “Campanha em prol dos Idosos”.

Lindalva, durante a sua atuação, sempre se preocupou especialmente com as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Em defesa das mulheres desenvolveu a “Campanha do Laço Branco”, o “Projeto de Atendimento às Detentas da Cadeia Pública”, o “Projeto de Atendimento aos Indígenas da Região”, o “Leilão Beneficente em prol do Barra Mama”, a “Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a campanha “Violência contra a Mulher: vamos meter a colher.”

É uma das fundadoras da Rede de frente, que recebeu numerosos prêmios nacionais e internacionais. A defensora pública também é responsável pela confecção de diversos artigos que foram publicados em Mato Grosso e nacionalmente.

Essas duas mulheres que serão agraciadas já receberam inúmeros títulos pela atuação e militância. Agora, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher reconhece formalmente as respectivas atuações às brindando com o Prêmio Ruth Marques Correa da Costa. Elas merecem!

Seja o primeiro a comentar sobre "HOMENAGEM"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*