Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso retoma visitas técnicas aos municípios

Fotos Para Divulgação Biblioteca - Foto por: João Felipe/Secel-MT

A programação de vistorias, que acontece de 08 a 24 de setembro, visa orientar, capacitar e propor ações de revitalização em bibliotecas públicas do estado

Cida Rodrigues | Secel-MT

A partir da próxima semana, a coordenadoria do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBP/MT) retoma as visitas técnicas pelo estado. A programação de vistorias, que visa orientar, capacitar e propor ações de revitalização, acontece de 08 a 24 de setembro, nas bibliotecas públicas e comunitárias de Araguaiana, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Primavera do Leste, Nova Xavantina e Salto do Céu.

A ação faz parte do projeto Revita Bibliotecas, uma iniciativa que propõe ativar, revitalizar, modernizar e ressignificar bibliotecas públicas de Mato Grosso. O projeto teve início com o mapeamento e diagnósticos situacionais dos aparelhos culturais, e, a partir desses dados, norteia atividades, como estruturação dos espaços, melhoria do acesso à informação, engajamento e inclusão da comunidade local em suas atividades.

Durante as visitas técnicas, serão realizadas capacitação das equipes, orientação sobre regulamentação e funcionalidade adequada das bibliotecas públicas, entrega de kits de livros para atualização de acervo, e tratativas para execução de serviços de revitalização.

“Nosso papel é estimular e apoiar as bibliotecas públicas de Mato Grosso, ajudando a transformá-las em espaços culturais vivos e atrativos. Nesse roteiro de retorno das visistas, vamos ainda conversar com os gestores municipais das três bibliotecas contempladas em uma premiação nacional graças às ações do Revita Bibliotecas”, explica a coordenadora do Sistema Estadual, Waldineia Almeida.

Os três equipamentos aos quais a coordenadora se refere são as bibliotecas públicas municipais Antídia Coutinho, em Araguaiana, Sebastiana Falone, em Cocalinho e Aquarela, em Salto do Céu. Nesses municípios, a equipe do SEBP/MT se reunirá com os prefeitos para iniciar a execução das revitalizações dos equipamentos culturais, resultado da premiação no Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas.

Divulgação

O roteiro de atividades inclui a inauguração dos pontos de leituras do projeto Gelotecas, em Canarana, e entrega de 1057 livros para atualização do acervo de duas bibliotecas e seis pontos de leituras, em Nova Xavantina e Canarana.

Confira a rota de visitas:

08 a 18 de setembro: Araguaiana, Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Campo Verde e Chapada dos Guimarães.

23 e 24 de setembro: Salto do Céu  

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

O Sistema Estadual integra as bibliotecas públicas existentes em Mato Grosso. Hoje, a rede é composta por 154 unidades, sendo 142 municipais, 11 comunitárias e uma estadual, a Biblioteca Estevão de Mendonça, em Cuiabá.

A coordenação técnico-administrativa atua na integração das bibliotecas públicas, assessoria aos municípios para implantação e modernização dos espaços, capacitações das equipes, apoio na atualização dos acervos e em projetos diversos, dentre outras ações.

Em Mato Grosso, o SEBP/MT é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Seja o primeiro a comentar sobre "Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso retoma visitas técnicas aos municípios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*