OPERAÇÃO TAPIRAGUAIA 5ª FASE

Delegacia da PF em Barra do Garças deflagra mais uma fase da investigação que tem como objetivo o enfrentamento dos crimes contra a administração pública e corrupção nos municípios do Vale do Araguaia

 Da Assessoria/PF

A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta terça-feira (24/11) a quinta fase da Operação Tapiraguaia. A ação visa combater um esquema de fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos federais na prefeitura de Serra Nova Dourada/MT.

Participam da ação 12 policiais federais, que cumprem dois mandados de busca e apreensão e oito medidas cautelares probatórias e patrimoniais nos municípios mato-grossenses de Serra Nova Dourada e Barra do Garças. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças/MT, que também determinou o sequestro de bens e valores.

A quinta fase é resultado da análise dos dados bancários e dos objetos apreendidos durante a terceira fase da operação, ocorrida em 17/06/2020. O material colhido aponta que em 2014 determinado prefeito, em conluio com determinado empresário “laranja” do ramo da construção civil, teria orquestrado um esquema criminoso com o fito de desviar recursos públicos federais. A fraude consistia em fraudar procedimentos licitatórios a fim de beneficiar determinada empresa “laranja” previamente escolhida, atestar falsamente a execução da obra pública objeto da licitação fraudada e, por fim, desviar os recursos públicos recebidos pelo serviço não executado. Apurou-se que o prejuízo aos cofres públicos chegou ao montante aproximado de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais).

São alvos da operação um ex-prefeito, um engenheiro civil fiscal, um empreiteiro e um servidor público municipal. Os investigados irão responder por crimes licitatórios e desvio de recursos públicos, podendo pegar até 16 anos de prisão.

“Os endereços onde são cumpridas as ordens judiciais comprovam a completa ausência de capacidade financeira das pessoas em que registrados os endereços dos proprietários e da sede da própria construtora”. Tudo com o propósito de obstruir as investigações”, segundo o delegado chefe da Polícia Federal em Barra do Garças/MT.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "OPERAÇÃO TAPIRAGUAIA 5ª FASE"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*