Novo ministro e grandes desafios

 Hoje, no lugar do número diário de mortos, o que mais impressiona é saber quantos morrem sem a devida assistência, à espera de um leito para internação. Isso é demonstrativo de caos e da ineficiência de todos os métodos até hoje utilizados para o combate à pandemia. Esse quadro crítico coincide com a posse de Marcelo Quiroga, o novo ministro da Saúde, Espera-se dele muito trabalho e pulso firme para implantar um parâmetro nacional de combate à pandemia, coisa que nos faltou até hoje em função do cabo-de-guerra em que a tarefa se transformou no momento em que governadores tradicionalmente oposicionistas e neo-oposicionistas identificaram a oport unidade de confrontar politicamente o presidente da República e, de alguma forma, tiveram o aval do Supremo Tribunal Federal.

O recrudescimento da pandemia e, agora, a falta de meios para atender aos adoecidos é problema de todos. Não está na hora de procurar culpados, mas de buscar meios para evitar a mortandade na fila – aliás, um problema brasileiro pré-existente à chegada da Covid-19. Vemos alguns prefeitos tomando a frente e tentando resolver o problema conforme sua leitura do quadro atual de suas cidades ou regiões e entidades se movimentando para, se necessário, atuar supletivamente. É o caso da Pró-PM, entidade de classe formada por policiais militares paulistas que, com recursos próprios, já adquiriu respiradores e faz campanha interna para conseguir outros que deverão re for&cced il;ar as UTIs do Hospital Policial Militar. Também encontramos empresários preocupados em, de alguma forma, participar do combate á pandemia e imunização de seus colaboradores.

 Entendemos que a grande tarefa do novo ministro será a de compatibilizar os recursos, buscar outros e distribuir tarefas aos entes federados e a todos os que tiverem condição de participar da luta pela volta à normalidade sanitária. É preciso correr com as vacinas, buscando-as onde quer que elas estejam disponíveis e aceitar a colaboração de todos que tenham estrutura para tanto. É o caso dos empresários e principalmente das entidades empresariais que pretendem adquirir vacinas como forma de fazê-las chegar mais rápido à população. Já existem esquemas propostos para esse trabalho. É preciso colocá-los em pratica, pois já se verificou que no extr ato dos vacinados com mais de 90 anos, embora sejam os mais vulneráveis, baixou o número de infectados e de mortes. Na medida em que a vacina chegar às faixas etárias mais baixas, o fenômeno com certeza também nelas se fará presente.

A grande esperança é que o novo ministro tenha, além de autoridade e conhecimento técnico, o jogo de cintura exigido para o seu posto num país hoje convulsionado e amedrontado pelo coronavirus. Que os detentores de algum tipo de liderança tenham a sensibilidade para compreender que num momento em que contabilizamos quase 3 mil mortes por dia só de Covid-19 é, pelo menos impróprio – senão frio e até desumano – perder tempo na discussão e montagem de candidaturas e estratégia para a eleição, que só acontecerá no próximo ano. Se não ajudarem a eliminar a pandemia, os próprios supostos candidatos poderão não restar vivos n a &eacut e;poca das eleições…  
 
Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves – dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) 
aspomilpm@terra.com.br        

Seja o primeiro a comentar sobre "Novo ministro e grandes desafios"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*