Aragarças reforça o cronograma de imunização

Secretaria Municipal de Saúde de Aragarças reforça o cronograma de imunização contra a Covid-19 e destaca a importância da vacinação dos Profissionais da Educação

ASCOM-ARAGARÇAS-GO

O Ministério da Saúde apresentou no último dia 28 de maio do corrente ano os detalhes da nova etapa do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. Foram feitas duas grandes mudanças. Primeiro, permitiu-se que, junto com a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências permanentes acima de 18 anos, começassem a ser chamados os profissionais da educação. Primeiro, do ensino básico; depois, do ensino superior.

Sendo assim, o Secretário Municipal de Saúde Agne Reis, no último dia 03/06 (quinta-feira passada) – Feriado de Corpus Christi – afirmou em entrevista a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Aragarças-GO o seguinte: ‘Nós vamos andar em paralelo com o grupo de maior vulnerabilidade e com esse grupo que também traz um impacto social importante, que são os profissionais da educação’, como preconiza o Plano Nacional de Imunização (PNI). Na sequência, destacou que depois que terminar a vacinação desta categoria profissional, vem à segunda novidade.

Vai ser possível começar a vacinar as pessoas por idade. Ou seja, quem tem menos de 60 anos e não tem comorbidade. A chamada começa por quem tem 59 anos, e vai reduzindo a idade para 58, 57, e assim por diante, até chegar aos mais jovens, com 18 anos, mediante cadastramento prévio nas unidades básicas de saúde e obedecendo ao percentual de 70% (setenta) por cento das doses recebidas pelo município que é ligada a Regional Oeste da Secretaria de Estado da Saúde. Os outros 30% (trinta) por cento das doses recebidas serão destinados aos grupos prioritários estabelecidos no PNI, cada vez que uma etapa de vacinação é concluída.

Com relação ao processo de cadastramento dos profissionais de educação do município, foram feitas reuniões na Prefeitura Municipal de Aragarças com a representante do SINTEGO (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás), por meio da presidente na Regional Sindical de Aragarças, Prof.ª Kátia Cabral, juntamente com as diretoras executivas professoras Lídia Daiane e Elaine Clemente Arado e também a secretária da regional sindical, Prof. Kássia e o Prof. José Alves que estiveram reunidos no último dia 25 de maio com o prefeito municipal de Aragarças Dr. Ricardo Galvão e a primeira-dama e Secretária Municipal de Educação Raqueline Galvão, para tratarem de assuntos de interesse da categoria dos servidores educacionais, e também da vacinação de todos os trabalhadores em educação professores(as) e administrativos (as) da Rede Estadual e Municipal. Na reunião, o prefeito Dr. Ricardo Galvão comprometeu-se em vacinar toda a categoria de profissionais da educação até o início de junho. E assim está acontecendo desde o dia 02 de junho do corrente ano.

O planejamento do processo de imunização dos professores, a partir do dia 25 de maio, foi realizado em ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde de Aragarças, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, coordenado pela enfermeira Geiza Cardoso, da Secretaria Municipal de Educação, coordenado diretamente pelo assessor educacional Prof. Marcelo Nunes e sua Equipe Técnica-Pedagógica e pelo SINTEGO/Regional Sindical de Aragarças, através da Prof.ª Kátia Cabral.

A repercussão social do processo de imunização de professores iniciado em Aragarças no último dia 02 de junho tem sido muito positiva, a exemplo do planejamento prévio e estratégico realizado pelas equipes da saúde municipal para não permitir a geração de aglomerações e primar pelo atendimento seguro a toda esta relevante categoria profissional, e também de alegria e gratidão externadas publicamente como nos depoimentos realizados em mídias sociais de inúmeros professores e profissionais da educação da cidade, como destacamos os realizados publicamente pelas professoras Mônica Maracaípes (Rede Estadual) e Delza Souza (Rede Municipal), na sequência:

‘A sensação é como se estivéssemos iniciando uma nova vida (…). Sem medos, sem desespero, sem aflições; porém, mantendo os mesmos cuidados. Agora, só ESPERANÇA DE DIAS MELHORES. Que essa picada chegue a todos. Viva o SUS, a CIÊNCIA inspirada por Deus, e grata ao nosso Sindicato – SINTEGO, através da presidenta Kátia Cabral e sua equipe, e em especial, ao prefeito Dr. Ricardo Galvão, por ter atendido o nosso pedido no momento certo e com muita responsabilidade de um gestor. Que outros municípios façam o mesmo’, afirma a professora Mônica Maracaípes, pertencente à Rede Estadual de Ensino, em seu perfil no facebook.

‘Aragarças saindo na frente com a vacinação da Educação. Obrigada Dr. Ricardo Galvão e Kátia Cabral por atender nossos anseios. Gratidão!’, afirma a professora Delza Souza, pertencente à Rede Municipal de Ensino, em seu perfil no facebook.

Vale ressaltar que, conforme declarações da coordenadora do núcleo de vigilância epidemiológica, enfermeira Geiza Cardoso, também em continuidade estão o processo de imunização contra a COVID-19, dos grupos prioritários em andamento na atualidade: idosos com 60 anos ou mais, os portadores de comorbidades específicas previstas na Nota Informativa n.º 10/2021 da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e as pessoas portadoras de deficiências permanentes acima de 18 anos, mediante cadastro prévio nas unidades básicas de saúde do município. Bem como, o cadastramento em todas as unidades de saúde básica de Aragarças da população em geral com a faixa etária de 59 a 55 anos, para iniciarem a vacinação assim que terminar a imunização dos profissionais da educação que estão no exercício ativo de suas funções, conforme apresentação de cronograma prévio elaborado pelos órgãos competentes e representantes locais da categoria profissional.

O prefeito municipal Delegado Ricardo Galvão agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que este processo de imunização dos profissionais da educação tornassem operacionais e efetivos em Aragarças e reforça a solicitação do Secretário de Saúde Agne Reis para que cada morador da faixa etária de 59 a 55 anos procure a unidade básica de saúde do seu bairro munidos dos documentos pessoais (RG/CPF), cartão do SUS e cartão da família e realize o seu cadastramento prévio para vacinação que está avançando para as pessoas em geral (independente de idade e grupo prioritário), dia após dia. E destaca ainda, que mesmo vacinado em 1ª ou 1ª e 2ª doses os cuidados individuais e de segurança sanitária devem continuar: usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social, evitando aglomerações. Vamos seguindo no objetivo maior de vacinar e proteger contra a Covid-19 toda a população aragarcense, finaliza o prefeito Ricardo Galvão.

Seja o primeiro a comentar sobre "Aragarças reforça o cronograma de imunização"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*