BARRA DO GARÇAS – Seduc fará acompanhamento da saúde dos servidores nos dias 7 e 8 de julho

A equipe do ERA/PERPE já fez acompanhamento de mais de 1 mil servidores das Diretorias Regionais de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Diamantino este ano - Foto por: Seduc

Agendamento já pode ser realizado por meio de um formulário enviado pela DRE às escolas de 16 municípios

Andréia Fontes | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Coordenadoria de Saúde e Segurança (COSS), realiza nos dias 07 e 08 de julho, o acompanhamento dos servidores das escolas dos 16 municípios que integram a Diretoria Regional de Educação de Barra do Garças. As ações são voltadas a todos os servidores, desde o apoio, técnicos até os professores.

Os interessados já podem solicitar os agendamentos com a equipe multidisciplinar do Programa Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) e do Programa Estadual de Readaptação do Servidor da Educação (PERPE). As escolas receberam um formulário enviado pela DRE e é o próprio profissional que define qual ou quais acompanhamentos ele precisa.

Essa é a 5ª ação do ERA/PERPE este ano, a 4ª no interior do Estado, e será realizada na Escola Estadual José Ângelo dos Santos, no centro de Barra do Garças. Após realizar o agendamento, o servidor vai receber um e-mail com a confirmação do dia e horário a comparecer na escola.

O agendamento visa evitar aglomeração e manter todas as normas de biossegurança, evitando o contágio do novo coronavírus.

Em todo o Estado

A equipe do ERA/PERPE já fez acompanhamento de mais de 1 mil servidores das Diretorias Regionais de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Diamantino este ano.

Líder do ERA e PERPE, o professor e psicomotricista Cleuber Cristiano de Sousa explica que nestas visitas às DREs, a equipe multidisciplinar realiza o primeiro contato com os servidores inscritos, mas o acompanhamento tem continuidade e, caso necessário, é feito o encaminhamento do servidor à rede pública de saúde.

Sousa ressalta que as ações, que visam melhorar a saúde do servidor, iniciaram antes mesmo da pandemia, em 2019, quando o Programa ERA foi criado. “Com o acompanhamento de todos os servidores da educação, o principal objetivo é reduzir o absenteísmo”.

Os municípios atendidos nesta etapa serão Água Boa, Araguaiana, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Xavantina, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Ponte Branca, Pontal do Araguaia, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Torixoréu, além de Barra do Garças.

ERA e PERPE

O Programa ERA e o PERPE são executados por profissionais do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho da Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas da Seduc. A equipe é formada por psicólogo, assistente social, educador físico, psicomotricista, enfermeiro, engenheiro de segurança do trabalho, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

O principal objetivo das duas iniciativas é diminuir a quantidade de profissionais afastados de suas funções: enquanto o ERA se concentra na prevenção e intervenção, o PERPE tem como foco o monitoramento da saúde do servidor e sua reabilitação.

Seja o primeiro a comentar sobre "BARRA DO GARÇAS – Seduc fará acompanhamento da saúde dos servidores nos dias 7 e 8 de julho"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*