Prefeitura de Barra do Garças esclarece motivo da paralisação das obras da Beira Rio e piscina de ondas

 

Secom/BG

A Prefeitura de Barra do Garças, na gestão do prefeito Dr. Adilson Gonçalves, prezando sempre pela transparência e respeito à população barra-garcense esclarece que o motivo pelos quais as obras da Orla Beira Rio e da piscina de ondas da Águas Quente não foram retomadas até o presente momento, se deve ao pedido de reequilíbrio financeiro expedido por duas construtoras, contrariando as queixas do apresentador Chocolate, do programa Aqui Agora da emissora TV Band.

Com as obras iniciadas em janeiro de 2020 na Orla Beira Rio, as construtoras Empresa Viveiro Tudo Verde e Floricultura Ltda, responsável pelo trecho 1 e Construtora Chapadense Ltda, responsável pelo trecho 2, solicitaram no início do ano de 2021 o reequilíbrio financeiro para continuidade dos trabalhos e desde então as obras se encontram paralisadas.

As obras referentes à construção da piscina de ondas no Parque das Águas Quentes tiveram início em maio de 2020, com recursos financeiros próprios do município e foram paralisadas ainda no mesmo ano para reestruturação do projeto, uma vez que não houve avaliação técnica do terreno para determinar a possibilidade da construção da piscina no local.

Na época a empresa, Aliança Indústria e Construções Ltda, refez o projeto da piscina de ondas por conta de falhas estruturais que não foram avaliadas no projeto inicial e solicitou o aditivo contratual devido às alterações, já que a execução do novo projeto teria um custo maior que o licitado.

A Prefeitura através da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras e a Secretaria de Turismo tem trabalhado para dar continuidade a essas obras, buscando as medidas cabíveis para execução desses contratos, entretanto se faz necessário avaliar o pedido de realinhamento econômico feito pelas construtoras, motivado pelo aumento excessivo no preço dos materiais devido ao cenário econômico atual do país.

A Secretaria de Turismo tem buscado convênios para a conclusão das obras da piscina de ondas, junto ao Ministério do Turismo visando alcançar o valor necessário para custear o novo projeto da piscina de ondas e por isso avalia a possibilidade de destrato com a atual empresa.

Cabe ressaltar que o fechamento do Parque das Águas Quentes foi determinado judicialmente devido a pandemia, a Prefeitura entretanto já tem o projeto de revitalização do parque que será executado antes da sua abertura, de maneira que quando reaberto os frequentadores possam usufruir de um ambiente limpo, agradável e seguro.

A Secretaria de Turismo e a Secretaria de Planejamento Urbano e Obras já protocolaram junto a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT) o projeto de reforma geral do parque e agora aguarda a liberação para o início das obras.

Obras como a drenagem da Avenida Amazonas, a estrada de acesso à Serra do Roncador no distrito do Vale dos Sonhos, as construções das creches no Bairro Solar Ville e a construção da ponte sob o córrego Areado, foram retomadas e já estão em andamento em resposta a necessidade urgente da população já que muitos desses projetos afetam diretamente a vida de muitos moradores.

A Prefeitura tem dado prioridade para o andamento de diversas obras na cidade buscando atender a demanda dos munícipes, porém devido a pandemia cerca de 54% dos recursos estão sendo destinados à Saúde para o atendimento a pacientes da Covid-19, deste modo a administração municipal tem buscado alternativas financeiras para execução desses projetos através de convênios e emendas parlamentares.

A Prefeitura de Barra do Garças reafirma seu compromisso com o cidadão e com a transparência na gestão de recursos públicos. Todo trabalho realizado desde o início deste ano é para atender as demandas mais urgentes da comunidade, prezando pela economicidade e eficiência e qualidade na execução dos projetos.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeitura de Barra do Garças esclarece motivo da paralisação das obras da Beira Rio e piscina de ondas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*