Associação Cultural Ciranda em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças lança documentário e livro sobre lendas do Araguaia do autor João Luiz Couto

Secom/BG

Nesta quinta-feira (22/07), será realizada a cerimônia de lançamento do documentário “Narradores do Araguaia – Lendas” e o livro “Araguaia, o Rio e sua gente” , também em formato de exposição fotográfica. O evento acontecerá no Centro Cultural Valdon Varjão a partir das 19h.

Produzido pelo escritor, ator e diretor, João Luiz do Couto, o documentário relata a vida da população ribeirinha do Araguaia e as lendas sobre o rio. Para contar essas histórias o diretor, João do Couto, acompanhado da fotógrafa, Sheila Signário percorreram por diversas comunidades e registraram o cotidiano e a relação dessas pessoas com o rio.

O filme teve suas imagens captadas ao longo de um trajeto de quatro meses no rio Araguaia. Os registros de Sheila Signário se transformaram em uma obra fotográfica, chamada “O rio e sua gente”, que expõe as belezas naturais do Araguaia e os personagens das histórias contadas pelo filme e livro.

Todo o material captado durante a jornada de João do Couto pelo rio, dá origem ao documentário “Narradores do Araguaia-Lendas”, ao livro de fotografias “Araguaia, o Rio e sua gente” e à exposição de fotografias, que leva o mesmo nome.

A Associação Cultural Ciranda, que atua desde 2018 na promoção do desenvolvimento social, artístico e cultural na região do Araguaia, homenageou o trabalho do diretor com o projeto “João Luiz do Couto e os Narradores do Araguaia” e através o Edital Conexão Mestres da Cultura pela Lei Aldir Blanc MT, proporcionou a finalização do documentário e a construção do livro.

A Secretaria de Cultura de Barra do Garças, juntamente com a Associação Ciranda realizará o lançamento dessas três obras, com a presença do secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Alberto Machado na próxima quinta-feira (22/07).

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Associação Cultural Ciranda em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças lança documentário e livro sobre lendas do Araguaia do autor João Luiz Couto"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*