Prefeito Dr. Adilson convida população para participar da Campanha Nacional de Doação de Sangue

A Semana Nacional do Doador de Sangue será realizada entre os dias 22 e 25 de novembro na UCT de Barra do Garças.

 

Começou nesta segunda-feira (22/11), a Campanha Nacional de Doação de Sangue, a ação está sendo promovida pela Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Barra do Garças, entre os dias 22 e 26 de novembro.

A ação visa atrair o maior número de doadores possíveis para abastecer o banco de sangue do município. A coordenadora da UCT, Nilvaci Rodrigues, explica que a campanha é voltada para moradores de toda a região e que as pessoas interessadas podem procurar a unidade durante todo o ano, já que o estoque sempre necessita de reposição, pela alta demanda de transfusões.

De acordo com a coordenadora da UCT uma única bolsa de sangue doada por uma pessoa pode salvar até 4 vidas, por isso é de suma importância que os cidadãos tenham o hábito de doar sangue. Além disso, Barra do Garças fornece hemocomponente para pacientes de oito municípios da região.

“Nós nunca sabemos quando haverá uma emergência, por isso precisamos ter nosso estoque sempre cheio. Durante a pandemia muitos pacientes com Covid-19 precisaram de transfusão e mesmo com um número significativo de doadores nossa demanda ainda é alta.”

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves e o secretário de Saúde, Adilson Tavares, visitaram a UCT neste primeiro dia de campanha e homenagem juntamente com a coordenadora Nilvaci Rodrigues, o doador mais assíduo da UCT, o senhor João Macena, que há mais de 25 anos é doa sangue com regularidade e neste ano, por causa do limite de idade não poderá mais ser um doador.

O prefeito convocou a população para participar da campanha e contribuir para que vidas sejam salvas.

“Doar é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Por muitos anos eu fui doador de sangue e agora convido a população e aos servidores para contribuir com esta campanha para salvar vidas”.

A campanha acontecerá entre os dias 22 e 26 de novembro na UCT Barra do Garças, na Av. Marechal Rondon 2.897 Jardim das Mangueiras, anexo ao Pronto Socorro, das 07:00h às 10:00h e das 13:00h às 16:00h.

Para ser um doador, basta ter entre 18 e 69 anos completos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento com foto na UCT, não é necessário estar em jejum. Estarão impedidos temporariamente de doar: pessoas com sintomas gripais; grávidas; pessoas infectadas com Covid-19 nos últimos 30 dias e mulheres no período pós gestação. A lista completa de restrições estará disponível na unidade de coleta.

A Campanha também conta com apoio de empresas particulares como o Supermercado Nilo, MedBarra, Cristo Redentor, Laboratório Exame, Laboratório Pasteur, Unimed e Prefeituras dos municípios da região, como Araguaiana e Torixoréu.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeito Dr. Adilson convida população para participar da Campanha Nacional de Doação de Sangue"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*