Barra do Garças é única cidade do Centro-Oeste selecionada para o Projeto “Brasil, essa é a nossa praia”

O município barra-garcense faz parte dos nove municípios brasileiros selecionados pelo projeto

Secom/BG

Na tarde desta segunda-feira (29), foi divulgada a lista completa dos municípios selecionados, através de chamada pública, para o “Brasil, essa é a nossa praia”, projeto desenvolvido através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério do Turismo (MTur) e Barra do Garças foi a única cidade de toda a região Centro-Oeste selecionada para o projeto.

O objetivo do projeto é orientar destinos turísticos em relação à implementação de ações de gestão responsável, estimulando a adoção de boas práticas em sustentabilidade, tanto por gestores públicos, quanto pela comunidade local e pelos turistas.

Ao todo, foram selecionados nove municípios brasileiros das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, com exceção da região Norte do país, que não teve suas vagas preenchidas. Entre os municípios escolhidos para as ações do projeto, sete deles contam com orlas marítimas, um com orla estuarina e um com orla fluvial.

Além de Barra do Garças, os municípios brasileiros que irão participar do projeto são Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Cabo Frio (RJ), Vila Velha (ES), Paraty (RJ) e Osório (RS).

O município barra-garcense, assim como os demais municípios selecionados, faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, dentro das categorias A, B e C e é banhado por águas federais (mares, rios e lagos).

A secretária de Turismo de Barra do Garças, Jessika Hirata, ressaltou que a seleção do município para participar do projeto é extremamente importante para o desenvolvimento turístico local. “Barra do Garças tem um potencial turístico incrível e nós sabemos disso. E agora com o avanço da vacinação em todo o país e com a retomada de atividades em diversos setores, o projeto “Brasil, essa é a nossa praia” beneficiará muito o turismo local, com todo o conjunto de atividades que serão fornecidas”, finalizou a secretária.

A chamada pública do projeto “Brasil, essa é a nossa praia” está alinhada a outra ação: o Projeto Orla.
Desenvolvido pelo Governo Federal, o Projeto Orla é uma ação de planejamento de ocupação responsável pelo território, em benefício da atividade turística e da população local, onde os municípios passam a ter responsabilidade pela gestão da orla, com direito a benefício socioeconômico voltado para os destinos turísticos, incorporados a normas ambientais.

As atividades do projeto serão realizadas de dezembro de 2021 a dezembro de 2022 e entre as ações principais do projeto, estará a prestação de assessoria técnica na revisão ou elaboração de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGIs), nos lugares selecionados, criando condições para que mais municípios com destinos turísticos de praia façam a adesão à política nacional do Projeto Orla.

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças é única cidade do Centro-Oeste selecionada para o Projeto “Brasil, essa é a nossa praia”"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*