Conselho Municipal da Mulher de Barra do Garças realiza campanha de arrecadação de absorventes íntimos para meninas carentes

A campanha faz parte de uma parceria entre várias instituições com o Programa de Auxílio à Meninas em Idade Escolar (Pamie)

Secom/BG

Na tarde desta última sexta-feira (10), o Programa de Auxílio à Meninas em Idade Escolar (Pamie) recebeu as doações de milhares de absorventes íntimos descartáveis, que foram entregues no prédio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Barra do Garças.

Foram arrecadados cerca de três mil absorventes íntimos, destinados para meninas e adolescentes em idade escolar, cadastradas no CRAS Construir, com a finalidade de auxiliar no combate à pobreza menstrual no município barra-garcense.

Os pontos de arrecadação foram a Delegacia da Mulher, a loja Carmen Steffens de Barra do Garças, a loja Center Motos e o Centro Universitário Unicathedral, onde aproximadamente 70% das doações foram realizadas.

As doações para o Pamie fazem parte da campanha “Dignidade Feminina”, desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com a Polícia Judiciária Civil, por meio da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher e o Unicathedral.

“É preciso que alguém olhe por essas meninas em situação de vulnerabilidade. O absorvente íntimo é um item de higiene básica, ele não deveria ser um item de luxo. É o mínimo que de dignidade que qualquer mulher ou menina merece”, destacou a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Cleri Rezende.

A campanha também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Ordem dos Advogados do Brasil da subseção de Barra do Garças (OAB/BG).

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Leila Batista, comentou sobre a importância da campanha “Dignidade Feminina” e do programa Pamie e enfatizou que “é extremamente importante ajudar a melhorar as condições de higiene dessas meninas em idade escolar e nós, da Secretaria, damos total apoio ao Pamie e à Camilla, que auxiliam tanto essas meninas. É muito angustiante saber que tantas meninas vão pra escola sem contar com esse item de higiene tão essencial”.

O Pamie é um programa que surgiu no ano de 2020 e tem o objetivo de fornecer, regularmente, absorventes íntimos para meninas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e atende cerca de 50 meninas, através do CRAS Construir.

“É a primeira vez que a gente tem um montante tão grande assim de doações. Os absorventes arrecados serão destinados às nossas meninas, já cadastradas no CRAS Construir e em outros dois pontos de entrega, mas a nossa intenção é ampliar o programa e cadastrar cada vez mais meninas”, ressaltou a coordenadora do Pamie, Camilla Soares.

Estiveram presentes na entrega das doações a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Cleri Rezende; a investigadora da Polícia Judiciária Civil e presidente da Rede de Frente, Andréa Guirra; a professora do Curso de Direito da Unicathedral, Vanessa Moreira; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Leila Batista; o presidente da OAB de Barra do Garças, André Bernardes; e a coordenadora do programa Pamie, Camilla Soares.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Conselho Municipal da Mulher de Barra do Garças realiza campanha de arrecadação de absorventes íntimos para meninas carentes"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*