Prefeitura de Barra do Garças alerta moradores para aumento expressivo de casos de dengue

Secom-BG

De acordo com balanço realizado na última quarta-feira (15/12), Barra do Garças registrou cerca de 101 casos de dengue nos últimos 45 dias, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, o município se encontra em risco ‘moderado’, em relação ao número de casos registrados por número de habitantes. Além disso, os bairros Jardim das Mangueiras e Nova Barra foram colocados em alerta vermelho, sendo as regiões com maiores incidências de casos registrados.

O município também notificou nos meses de novembro e dezembro, dois óbitos por dengue hemorrágica, sendo as duas vítimas do sexo masculino de 25 e 46 anos, residentes dos bairros Nova Barra Norte e Nova Barra do Garças.
A Coordenadora de Vigilância Ambiental da Prefeitura de Barra do Garças, Tiara Shimano, alerta a população para o aumento expressivo de pacientes com dengue no município nos últimos meses, e ressalta que apesar da pandemia do Novo Coronavírus a população também precisa reforçar os cuidados contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria de Saúde tem intensificado as ações de combate a dengue, reforçando a vigilância em casas, escolas, igrejas, cemitérios e no comércio. Nesses locais tem sido realizada a orientação dos moradores para efetuarem a limpeza dos quintais eliminando todos os recipientes que possam acumular água parada e propiciar a proliferação do mosquito.

Para evitar o surgimento de mais casos de transmissão da dengue em uma única região, a Vigilância em Saúde Ambiental tem realizado o ‘bloqueio mecânico’ e o ‘bloqueio químico’, no perímetro de nove quadras, para monitorar todas as residências da área, visando identificar o foco de proliferação dos mosquitos evitando novas transmissões da doença, além disso também está sendo feita a dedetização com o “fumacê” para eliminar o mosquito na fase adulta.
A Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde Ambiental ressaltam que o combate ao Aedes Aegypti necessita da colaboração de toda a população mantendo quintais e lotes limpos, eliminando pneus velhos, garrafas, tampinhas, embalagens e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água. A Prefeitura de Barra do Garças também está realizando mutirões de limpeza e coleta de entulhos e móveis velhos em diversos bairros da cidade visando eliminar todos os criadouros da larva do mosquito.

Os cidadãos também podem denunciar locais com focos do mosquito. Em casos de lotes e terrenos baldios com acúmulos de lixo, as denúncias podem ser feitas através dos telefones: (66) 3401-5389 e (66) 99612-0815, e a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Transportes e Serviços Públicos irão notificar o proprietário e efetuar a limpeza do local, mediante multa.

Para denunciar residências com focos de água parada, os cidadãos devem entrar em contato com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, pelo telefone: (66) 3401-3623.

A Prefeitura de Barra do Garças também passará a divulgar regularmente o boletim epidemiológico com os casos de dengue no município para que a população também possa monitorar a incidência de transmissões no município.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeitura de Barra do Garças alerta moradores para aumento expressivo de casos de dengue"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*