Dia Municipal de Combate a Hanseníase é comemorado nesta terça-feira (29), em Barra do Garças

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá ação de conscientização e combate à doença, com palestras e realização de exames no antigo Cecap.

SECOM-BG

Nesta terça-feira (29), comemora-se em Barra do Garças o Dia Municipal de Combate à Hanseníase, e a Secretaria de Saúde promoverá nesta data uma ação de conscientização sobre a doença no Auditório do Centro Regional de Referência em Especialidades (antigo CECAP), a partir das 07:30h.

A ação contará com uma palestra pela manhã com o médico do Ambulatório de Hanseníase e Tuberculose de Barra do Garças, Dr. Florizan, que irá ministrar sobre os principais sintomas, contágio, diagnóstico e tratamento da doença. Além disso, os pacientes com sintomas suspeitos poderão realizar exames para detecção da doença durante todo o dia.

Nos últimos quatro anos o município registrou cerca de 222 casos de diagnóstico de Hanseníase, número considerado alto conforme explica a coordenadora de Educação em Saúde, Silmara Benevides.

“A data foi instituída justamente por causa do registro de casos no município, e por ano chegamos a ter um faixa de mais de 90 diagnósticos de hanseníase. Durante a pandemia o número caiu pela metade, mas temos que levar em consideração que muitas pessoas deixaram de realizar exames e ir às unidades de saúde por causa da Covid-19”.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que causa lesões na pele e nos nervos. A doença é curável e o tratamento pode durar de 6 meses a um ano, interrompendo a transmissão e prevenindo possíveis sequelas.

Os sintomas mais comuns da doença são manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade, formigamento e câimbras nos membros inferiores e superiores, perda da força muscular e áreas da pele muito ressecadas, que não suam. As pessoas que apresentarem sintomas parecidos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para realizar exames de diagnóstico e o tratamento da doença.

O Centro Regional de Referência em Especialidades (antigo CECAP), fica localizado na rua Xavante, nº 785, Centro.

Seja o primeiro a comentar sobre "Dia Municipal de Combate a Hanseníase é comemorado nesta terça-feira (29), em Barra do Garças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*