Câmara recebe novo ofício da empresa Garças Tur sobre novas condições de transporte no município

O ofício foi entregue pelo responsável pela empresa, nesta segunda-feira (2), pouco antes da Sessão Ordinária

 
Deógenes Nogueira
Ascom/CMBG

Na noite desta segunda-feira (2), aconteceu a primeira Sessão Legislativa do mês de maio da Câmara de Vereadores de Barra do Garças, que contou com transmissão ao vivo através do YouTube e das redes sociais da Casa de Leis do município, diretamente do Plenário da Câmara Municipal.

Logo no início da Sessão, o vereador Jairo Gehm realizou a leitura de um ofício enviado pela empresa Delta Express Transporte Coletivo Urbano Alternativo, a Garças Tur, informando sobre as novas condições de transporte, como a mudança de rotas e horários, com possíveis reduções. A empresa ainda voltou a comentar sobre a suspensão de benefícios e a readequação no preço da passagem.

De acordo com Paulo Augusto de Souza, responsável pela Delta Express, as mudanças nas condições de transporte se devem à ausência de demanda, que resultou em desequilíbrio financeiro dos serviços de transporte coletivo prestados na cidade pela empresa.

O vereador Jairo Gehm, destacou que considera preocupante o ofício recebido pela concessionária e ainda acrescentou que: “sabemos das dificuldades que a empresa vem enfrentando, mas na nota diz que a empresa não tem obrigação de carregar gratuidade nem meio passe e isso não é verdade. O contrato tem que garantir aos usuários [do transporte] os direitos que estão previstos em lei”.

No mês de março, a Garças Tur já havia comunicado à administração pública sobre a suspensão de benefícios, previstos em lei, para os passageiros do município que utilizam o serviço de transporte da empresa, o que fez com que a Prefeitura Municipal movesse uma ação civil pública contra a concessionária.

Aproveitando a oportunidade, o vereador Secreta Bike realizou uma breve prestação de contas referente à sua visita ao governador Mauro Mendes, na capital mato-grossense, Cuiabá, realizada na última semana. “Tivemos uma conversa muito boa. Logo, logo ele vai estar aqui para inaugurar a MT-100 e, com fé em Deus, depois dar o pontapé na Ciclovia de Barra do Garças-Araguaiana”, complementou o parlamentar.

O vereador Guinha parabenizou seu colega parlamentar Paulo Bento por sua iniciativa em visitar as dependências da empresa Clean Master Ambiental, responsável pela limpeza urbana do município de Barra do Garças. A empresa tem recebido diversas reclamações e o vereador realizou a visita para fins de verificação referente às demandas e às reclamações da população.

Segundo a Clean Master, parte das dificuldades para o cumprimento das demandas é devido à ausência de alguns funcionários, que não têm comparecido em determinados dias de trabalho e, às vezes, trabalham uma semana e acabam não retornando na semana seguinte. A empresa tem tentado tomar providências quanto a isso e se colocou à disposição dos vereadores, seja para reclamações, sugestões ou situações pontuais.

Em seu momento de fala, o vereador Ronair Nunes, comentou sobre a realização da 10ª Copa do Trabalhador, neste final de semana. Pela primeira vez em dez anos, o Bairro Vila Maria recebeu a Copa, que foi realizada no Campo “Geraldão” e contou com um público de cerca de 5 mil pessoas e competidores de mais de dez cidades da região do Vale do Araguaia.

O parlamentar agradeceu à Prefeitura Municipal pelo apoio na realização da 10ª Copa do Trabalhador e ressaltou que o evento contou também com shows musicais e ajudou a fomentar o comércio local.

Na oportunidade, o vereador Jairo Marques agradeceu à diversas autoridades políticas – tanto estaduais, quanto federais – por suas contribuições em prol do município barra-garcense, destinando vários recursos ao longo de suas atividades políticas.

O vereador também comentou sobre um encontro, realizado na última quinta-feira (28), que contou com a presença de autoridades políticas federais, além de representantes sindicais e diversos gestores municipais da região do Vale do Araguaia, que discutiram sobre diversas demandas regionais.

O parlamentar Dr. Neto, parabenizou a todos os envolvidos na realização da 10ª Copa do Trabalhador e também aproveitou para comentar sobre as ações do Mutirão Rural, ocorrido no Distrito de Vale dos Sonhos, neste último sábado (30), que contou com o apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura.

“Teve a presença do laboratório do município, fazendo vários exames. Uma parceria com o estado [de Mato Grosso], com o SENAR, uma estrutura gigantesca que veio, com a parceria também do Sindicato Rural de Barra do Garças. Foi um grande evento”, enfatizou Dr. Neto sobre o Mutirão Rural.

Na Tribuna, o vereador Jaime Rodrigues comentou sobre o recebimento de recursos estaduais para a aquisição de uma patrulha mecanizada, destinada aos pequenos produtores rurais do município. No entanto, o vereador relatou o receio de que a verba seja perdida, em razão da ausência de licitação no município: “tem que ver o que está acontecendo e corrigir isso aí. É preciso olhar com atenção para essas falhas”.

O vereador Murilo Valoes também comentou sobre sua preocupação com os processos licitatórios do município e o receio em perder as emendas parlamentares que conseguiu. “É preciso rever essa situação e cobrar. Porque nós, vereadores, estamos fazendo a nossa parte. Estamos indo em Cuiabá, brigando, atrás de recursos e melhorias para Barra [do Garças]”, finalizou o parlamentar.

O presidente da Câmara, Pedro Filho, informou sobre algumas das novas prerrogativas dos processos licitatórios da Câmara, além de informar acerca da abertura de novos pregões, previstos para as próximas semanas, referentes à aquisição de materiais e combustível para a Câmara Municipal.

“Está marcado um pregão para a futura e eventual aquisição de material de informática e periféricos, para o dia 10 de maio, às 14h00min. Temos outro, que é para a aquisição de combustível que inclusive já foi feito e não teve nenhum fornecedor, então esse processo está sendo reaberto novamente, para o dia 18 de maio, às 14h00min”, destacou o vereador.

Seja o primeiro a comentar sobre "Câmara recebe novo ofício da empresa Garças Tur sobre novas condições de transporte no município"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*