Barra do Garças dá início a etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação 2022

Evento visa debater políticas públicas educacionais e traz como tema

 Por Jessé Santos / SECOM-BG

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Educação, dá início à IV Conferência Nacional de Educação 2022. A edição do evento traz como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e tem abertura às 19h no Anfiteatro Fernando Peres de Farias.

Ao todo mais de 100 delegados foram selecionados para representar as instituições de ensino da rede pública e particular do município. Apenas os delegados possuem o direito de fala e de voto, mas para isso devem se apresentar para credenciamento a partir das 18h30 no mesmo local da abertura da conferência. Os demais interessados podem participar do evento como ouvintes.

A cerimônia de início do evento conta com apresentações culturais de estudantes da rede pública municipal de ensino e com palestras sobre o tema do evento, ministradas pelos professores Geraldo Grossi Junior, Édio Luis Bressan e Edemar Jorge Kamchen.

Na quinta-feira (12), a conferência segue sua programação no Centro Universitário do Vale do Araguaia (UNIVAR), com grupos de estudos divididos em três eixos com os respectivos temas: 1. “O PNE 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas”; 2. “Uma Escola para o Futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação” e 3. “Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção”.

Construção democrática

São disponibilizadas até 60 vagas para cada eixo temático e os delegados inscritos em cada uma delas podem se candidatar como delegados da etapa regional, considerando que a votação será realizada entre seus pares do mesmo eixo.

Cada eixo também deve votar propostas relativas ao seu tema e as propostas com aprovação entre 30 e 50% também devem ser votadas na plenária final. As propostas aprovadas com mais de 50% dos votos na plenária final devem constar no relatório final da etapa municipal da Conferência.

O evento acontece no Brasil inteiro e sua etapa municipal visa aproximar a comunidade escolar do debate sobre as políticas públicas educacionais.

 

 

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