Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, registra boletim de ocorrência contra Fake News

Informações falsas tentam vincular imagem do prefeito à dívidas geradas entre 2015 e 2018

O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, registrou no último dia 28 um boletim de ocorrência por difamação, relativo à veiculação de informações falsas em grupos de whatsapp. As mensagens apontadas como difamatórias tentam vincular a imagem do prefeito à dívidas do município contraídas entre 2015 e 2018.

O autor das mensagens foi identificado no boletim de ocorrência como João Bento Júnior, um advogado da cidade de Barra do Garças. No documento, o Dr. Adilson expressa ainda a intenção de abrir representação criminal contra o autor das publicações.

Na declaração prestada à Polícia Judiciária Civil, duas possíveis motivações são levantadas para explicar as mensagens difamatórias: a primeira de cunho político, visto que o autor faz parte do mesmo grupo político que o antigo prefeito da cidade; e a segunda motivação de cunho pessoal pois, enquanto era delegado de polícia, o agora prefeito Dr. Adilson teria ouvido João Bento em diversos procedimentos de natureza diversa, como porte de drogas, desacato e outros não especificados.

As provas dos fatos alegados no boletim de ocorrência foram anexadas ao documento no ato do protocolo.

Distorção e fake news

As publicações que deram origem à ocorrência por difamação trazem a foto do prefeito, Dr. Adilson, e do vice-prefeito, Sivirino Santos, com os dizeres “Serasa Premium – Prefeitura deixa de receber verba estadual e federal por inadimplências”. As informações são falsas, pois a Prefeitura Municipal de Barra do Garças não deixou de receber verbas federais e estaduais por inadimplência.

De fato, constam débitos na esfera federal relativos à inadimplência previdenciária, mas a imagem não explica que essa dívida foi contraída entre os anos de 2015 e 2018, quando o prefeito ainda não era o Dr. Adilson. A dívida previdenciária herdada da gestão passada soma quase 25 milhões de reais.

Outro erro factual da publicação foram os recortes de um documento do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) destacando sobre a certidão positiva emitida por este órgão, em relação ao Município. Porém, vale ressaltar que o atraso do envio de informações ao sistema, se decorre de pendências deixadas pela gestão passada, a qual entregou o sistema Aplic, com ausência de documentações contábeis nos meses entre maio e outubro do ano de 2020, fato que pode ser no comprovado pelo parecer n° 1122/2020 NCCS do TCE.

A atual gestão vem trabalhando para a regularização do município no sistema APLIC, que estava irregular desde 2020, ano em que a administração não cumpriu com suas obrigações de transparência nas contas públicas.

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, registra boletim de ocorrência contra Fake News"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*