Em Barra do Garças, vacina BCG será aplicada apenas na UBS Santo Antônio II

A medida visa otimizar a aplicação do imunizante, que é usado na prevenção de tuberculose em bebês. Mato Grosso enfrenta desabastecimento devido a problemas de aquisição por parte do Governo Federal.

Por Jessé Santos | SECOM-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, passará a ser aplicada apenas na UBS Santo Antônio II, a partir desta segunda-feira (25). Diante de um possível desabastecimento do imunizante, municípios de todo o Estado de Mato Grosso estão vacinando apenas crianças recém-nascidas.

A Unidade Básica de Saúde do Santo Antônio fica localizada na Av. Ana Lira, no bairro União.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Barra do Garças, Luanna Martins, explica que o município ainda não enfrenta a falta de doses da vacina BCG, mas diante do fim do estoque estadual do imunizante, a Secretaria de Saúde tomou a medida para melhor administrar o estoque municipal. “Nosso objetivo é otimizar as doses existentes em decorrência da possibilidade de desabastecimento da vacina BCG”, resumiu Martins.

Desde abril deste ano, o Governo Federal enfrenta dificuldade na aquisição do imunobiológico. A única fábrica nacional, da Fundação Ataulpho de Paiva, foi interditada pela Anvisa, no Rio de Janeiro.

Em Mato Grosso, a recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) é para que os municípios racionalizem a quantidade de doses dos estoques municipais.

Seja o primeiro a comentar sobre "Em Barra do Garças, vacina BCG será aplicada apenas na UBS Santo Antônio II"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*