Direito na prática: acadêmicos do UniCathedral participam de debate sobre o sistema carcerário

Fonte: Araguaia Noticia

Na terça-feira, (16/8),  os acadêmicos do 9º semestre matutino do Curso de Direito do UniCathedral, sob a orientação do Professor Esp. Lucas Gonçalves, prestigiaram o evento – Reunião Ampliada Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo – GMF/TJMT – realizado no Fórum de Barra do Garças-MT.
 
O evento contou com a participação do Juiz da 1º Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças, Dr. Douglas Romão, e do Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Dr. Orlando Perri, Supervisor do GMF/TJMT. A discussão, objeto do evento, trouxe temática de relevância ímpar no cenário da execução penal brasileira, já que pouco se discute a respeito do processo de ressocialização do detento.
 
A reintegração do reeducando à sociedade irá ocorrer em algum momento, porém, os mecanismos estatais para tal efetivação são inexistentes e/ou ineficazes e essa situação reflete diretamente nos inúmeros casos de reincidência. Assim, uma das soluções que foram apontadas, é a implementação do trabalho para os reeducandos, o que não se trata de tarefa fácil, tendo em vista que é necessário apoio dos municípios e empresas. A criação de programas que ajudassem a inseri-los novamente na sociedade pelo trabalho, traria frutos individuais e coletivos.
 
Essa discussão contribui significativamente para a conscientização dos futuros profissionais do Direito, ao demonstrar de maneira explicativa que a ressocialização adequada será a ferramenta ímpar para que a reincidência seja diminuída consideravelmente. Este é um dos pilares da construção do conhecimento prático no Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito UniCathedral, que aliado à teoria e aos programas sociais de atendimento à população hipossuficiente, prepara o futuro profissional do direito para efetiva distribuição da Justiça.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Direito na prática: acadêmicos do UniCathedral participam de debate sobre o sistema carcerário"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*