Outubro Rosa: Dia D é realizado com sucesso em Aragarças

Secom/Aragarças-GO

Em comemoração ao Outubro Rosa, campanha alusiva de promoção à saúde da mulher e à prevenção do câncer, a Prefeitura de Aragarças-GO (cidade ao oeste do estado de Goiás, distante 375 km da capital Goiânia), com a organização da coordenação de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, realiza iniciativas neste mês em todos os ESFs do município. Na quinta-feira, 27, a movimentação foi intensa nos postos de saúde da cidade, com a presença do prefeito Delegado Ricardo Galvão e a primeira-dama Raqueline Galvão.

“A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de estimular as mulheres a buscarem orientações sobre a promoção da saúde e a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero, com a proposta de diagnosticar precocemente o câncer nessas áreas do corpo, aumentando as chances de eficácia do tratamento. Precisamos nos cuidar e aproveitar para ajudar a cuidar de todos os outros integrantes da família”, disse a primeira-dama, Raqueline Galvão.

No Esf 302, no Setor Ceará foi agraciado com as palestras da médica Drª Raísa Brito e a psicóloga Amanda Faria, além da presença da Pastora Zaida dias que trouxe louvor e a Palavra de Deus. A programação no Esf 304, no setor união, teve a palestra da enfermeira Poliane Brito, no 305, no Setor Aeroporto, o contato com o público, nas orientações ficaram por conta do Dr Paulo Rodrigo e da enfermeira Luciana Parrião. A doutora Ana Carolina de Paula Lopes foi a palestrante no ESF 303, na Rua do Comércio no Setor Nova Esperança. No Esf 306 a enfermeira Ana Maria e Drª Reinia Alves Villar, levaram informações importantes sobre prevenção aos presentes. Já no Esf 301 a enfermeira Tayane Próspero Cardoso e a Drª Verônica foram as encarregadas de tirar as dúvidas dos presentes e no 307, no Jardim novo mundo o Dr Fernando Fernandes e a enfermeira Dayara Rufino, chamaram a atenção dos presentes para a importância da prevenção em suas respectivas palestras.

A coordenadora da Atenção Básica, Mayara Neves informou que: “durante o ano de 2022, a secretaria de Saúde realizou procedimentos, como coleta de citopatológico do colo uterino; coleta de testes rápidos; rastreamento de câncer de mama e mamografia e que em especial, no dia D; aferição de pressão arterial e glicemia; verificação da situação vacinal e atualização”.

Dentro das atividades foram realizadas orientações, como sala de espera sobre prevenção, sinais e sintomas de câncer de mama e de colo do útero, alimentação saudável, infecções sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, funcionamento da rede de saúde do município de Aragarças, com um delicioso coffee break, regado de muitas frutas, doce e guloseimas.

O prefeito Delegado Ricardo Galvão mostrou-se entusiasmado com a quantidade de pessoas nos ESFs: “É bom ver a população envolvida em um assunto tão sério como a prevenção”. O secretário de Saúde, Pr Silvio dias agradeceu o empenho das equipes: “Gratidão aos integrantes dos postos de saúde, médicos, enfermeiras, técnicos, agentes, corpo administrativo, o sucesso do Dia D é fruto do trabalho de todos”.

Seja o primeiro a comentar sobre "Outubro Rosa: Dia D é realizado com sucesso em Aragarças"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*