Outubro Rosa: em um mês, Prefeitura de Barra do Garças realiza mais de 800 exames preventivos gratuitos

💗🎀🏥
As mulheres que não conseguiram realizar ou agendar os exames durante a campanha podem procurar as UBS’s, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira

Thaynara Fernandes/ Secom-BG

A Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante a campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino, 841 exames preventivos gratuitos.

Do total de exames realizados, 322 eram de mamografias e 519 foram de coleta de material para o exame papanicolau. Nas próximas semanas serão realizados mais 85 exames de mamografias, que foram agendados durante o mês de Outubro.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a procura para a realização dos exames foi baixa, mas as mulheres que não conseguiram realizar ou agendar os exames durante a campanha podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Luanna Martins, é importante que as mulheres realizem os exames, a fim de preservar a saúde das mamas e do útero. “Os serviços de rastreamento e diagnóstico são uma forma de prevenção. É importante que todas procurem as UBS’s, pois quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas e tratadas, maiores são as chances de cura e de um tratamento menos agressivo”, explicou.

As ações da campanha foram realizadas em todas as UBS’s de Barra do Garças, nos distritos de Indianópolis e Vale dos Sonhos, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no CRAS Casa da Família, no Centro de Referência Regional de Especialidade em Saúde (CRRES), e no colégio estadual Senador Filinto Muller. Vale ressaltar que as ações também contemplaram as mulheres indígenas, com dia “D” específico para este público.

Seja o primeiro a comentar sobre "Outubro Rosa: em um mês, Prefeitura de Barra do Garças realiza mais de 800 exames preventivos gratuitos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*