Nesta sexta (2), Prefeitura de Barra do Garças faz Pit-Stop de conscientização contra AIDS e IST’s

A atividade será em frente ao Supermercado Mendonça e visa alertar sobre os riscos do vírus, divulgar medidas preventivas e esclarecer dúvidas para combater o preconceito sobre a doença

Secom-BG
 

Em referência ao Dezembro Vermelho – mês de conscientização contra a AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis – a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nesta sexta-feira (02), um Pit-Stop, em frente ao Supermercado Mendonça, a partir das 8h.

A atividade tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos que essas infecções oferecem, bem como as medidas preventivas que devem ser adotadas para que não haja a infecção. “Essas infecções são muito comuns entre a população. Todos precisam estar atentos aos sinais, aos riscos e saber os meios de prevenção. O teste para identificar o HIV e demais infecções é gratuito, rápido, seguro e sigiloso”, disse a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Luanna Martins.

O secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, destaca que é preciso dialogar abertamente com a população sobre a disseminação de infecções sexualmente transmissíveis, uma vez que o tema é visto como um tabu na sociedade. “A informação é o melhor caminho para a prevenção, principalmente para os jovens, e também para combater o preconceito em torno das pessoas que convivem com HIV/Aids”, completou.

Os testes de Aids/HIV, Sífilis e Hepatites B e C estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) localizado no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), o antigo Cecap. “Quanto mais precoce o diagnóstico melhor, pois a pessoa pode ter acesso mais rápido aos serviços de saúde, entrar em tratamento, e ficar menos tempo exposta ao vírus, melhorando a qualidade de vida e a resposta ao tratamento”, finalizou Luanna Martins.

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Nesta sexta (2), Prefeitura de Barra do Garças faz Pit-Stop de conscientização contra AIDS e IST’s"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*