Prefeitura de Aragarças promove ações para solucionar problemas de andarilhos

Secom/Aragarças-GO

Em Aragarças-GO (cidade distante 375 km a oeste da capital Goiânia), um grande número de pessoas está chegado na cidade para morar, alguns pelas oportunidades geradas pela atual administração, através de empregos, porém, alguns dos novos visitantes estão chegando e morando nas ruas e praças. A vida dos andarilhos está sendo um verdadeiro drama no município. Além de residirem nas ruas, também estão causando alguns transtornos para os aragarcenses. Com o objetivo de solucionar a vida de dezenas de pessoas que estão sofrendo com a falta de perspectivas, a Prefeitura de Aragarças está promovendo ações que vão direcionar os andarilhos e amenizar este problema na cidade.

O prefeito Delegado Ricardo Galvão e a primeira-dama, secretária de Ação Social, Raqueline Galvão vem se reunindo constantemente com autoridades local, regional e estadual, buscando, com uma equipe de profissionais realizar um projeto de resgate dos moradores de rua. “A hora de agir chegou! Montamos uma estratégia que foi feita através de um estudo de causa na cidade e vamos colocá-la em prática”, explicou o gestor Ricardo Galvão.

Em coletiva no 47º Batalhão de Polícia Militar, o comandante regional, Coronel Sandro enfatizou que: “a equipe multidisciplinar tem o papel de apresentar soluções para que essas pessoas em estado de vulnerabilidade sejam acolhidas ou encaminhadas e as forças de segurança e parceiros não deixem que esse espaço seja novamente ocupado”, disse.

A secretária de Ação Social, afirmou que a equipe vai apresentar ainda as melhores alternativas para direcionar este trabalho, execução de ações que alcancem as pessoas que fizeram a opção pela vida nas ruas. “As ações a partir de hoje serão desenvolvidas nas praças ou em locais onde eles costumam se encontrar. Também será realizado um estreitamento com as cidades vizinhas, como Barra e Pontal entre outras cidades, no sentido de levar o migrante para o seu local de origem e não apenas levá-los à cidade mais próxima”.

“Hoje as pessoas que vão desenvolver os projetos estarão na rua, são servidores da Prefeitura de Aragarças, forças policiais, Caps entre outros e acreditamos que os resultados serão positivos, fazendo que a população aprove a ação”, comentou a vice-prefeita Regina Célia em coletiva.

O grupo vai continuar trabalhando para solucionar todos os problemas relativos aos andarilhos e pessoas em situação de vulnerabilidade. “Mas esta ação é uma experiência, até que tenhamos um projeto específico”, ressaltou a subsecretária de Ação Social, Ana Paula Paulino.

Os andarilhos poderão ser encaminhados à sua cidade de origem ou para as casas de apoio, ligadas aos departamentos da Secretaria de Ação Social que atendem as pessoas que necessitam do apoio do governo municipal. “Assim, eles não precisarão mais viver nas ruas, pedindo esmolas e residindo nas praças públicas que estão se tornando as suas casas. O trabalho da Prefeitura de Aragarças também visa conscientizá-los da sua realidade e orientá-los para buscarem melhores perspectivas de vida”, finalizou a primeira-dama Raqueline Galvão.

Seja o primeiro a comentar sobre "Prefeitura de Aragarças promove ações para solucionar problemas de andarilhos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*