Do cantar do galo à sala de aula: Ônibus escolares garantem acesso de alunos da zona rural à educação

Os novos ônibus escolares foram entregues em fevereiro pela Prefeitura de Barra do Garças para atender mais de 500 alunos

Neiriane Santos/SECOM-BG

Os mais de 500 alunos que residem na zona rural, já estão usufruindo dos oito novos ônibus que foram entregues pela Prefeitura de Barra do Garças no mês de fevereiro, sendo este o maior investimento da frota em mais de 10 anos.  

O transporte escolar é essencial para garantir que os alunos das áreas mais afastadas tenham acesso à sala de aula. Em algumas rotas, as crianças chegam a realizar um trajeto de mais de 200 km diariamente para chegar até a escola no distrito de Indianópolis.

A maioria dos alunos dessa rota precisa acordar por volta das 03 horas da manhã para pegar o ônibus, que passa por diversas fazendas e propriedades da região – incluindo propriedades no município de Araguaiana – para levar os alunos até o CMEI Ilda Magayewski e o CMEB Marechal Rondon, em Indianópolis, distrito de Barra do Garças.

A maioria dos alunos dessa rota precisa acordar por volta das 03 horas da manhã para pegar o ônibus, que passa por diversas fazendas e propriedades rurais de Barra do Garças e até mesmo do município Araguaia.  Os alunos são levados até o CMEI Ilda Magayewski e o CMEB Marechal Rondon, em Indianópolis, distrito de Barra do Garças.

Essa é a realidade do Caleb Silva, de 06 anos, morador da fazenda Cambury, o primeiro da rota a pegar o ônibus para chegar até o CMEI Ilda Magaievski. O cenário atual é desafiador, mas se distancia e muito do período em que os alunos precisavam se sujeitar a usar ônibus sucateados, com pouco ou nenhum conforto e sem acessibilidade.

As diversas reclamações dos pais chegaram até a administração municipal e o prefeito Dr. Adilson Gonçalves, junto com o vice-prefeito e secretário de Educação, Prof. Sivirino, iniciaram a empreitada de buscar apoio e recursos para aquisição de novos ônibus, ainda no início da gestão.

“Muitas vezes eu e o Prof. Sivirino recebíamos vídeos e mensagens dos pais, cansados das condições das quais seus filhos precisavam passar para chegar à escola. Nós sabíamos que essa situação não podia continuar assim e buscamos imediatamente por recursos”, afirmou o prefeito.

Os ônibus

Há mais de 10 anos que a frota escolar do município não recebia veículos novos. Muitos dos ônibus utilizados pelos alunos eram antigos e necessitavam constantemente de manutenção e reparos mecânicos, uma vez que a maioria trafega por longas distâncias em estradas não pavimentadas.

A dona de casa, Liliam Martins, contou sobre a experiência de suas duas filhas utilizando o transporte escolar. “A minha filha mais velha está na faculdade hoje, mas desde os 05 anos de idade até concluir o ensino médio ela usou o mesmo ônibus acabado. Hoje minha caçula vive uma realidade diferente, isso é muito gratificante para nós”.

Neste ano foram adquiridos cinco ônibus através de convênio com o Governo de Mato Grosso; dois ônibus com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica; e um ônibus com apoio do deputado estadual Elizeu Nascimento.

Os veículos atendem alunos matriculados na rede municipal e estadual de ensino, que residem nos distritos, fazendas e assentamentos do município. 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Do cantar do galo à sala de aula: Ônibus escolares garantem acesso de alunos da zona rural à educação"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*