Em seis meses, Laboratório Municipal de Barra do Garças realiza cerca de 58 mil exames

O exame mais solicitado pela população foi o Hemograma, com quase seis mil coletas

Secom-BG

Em seis meses, o Laboratório Municipal Dr. Arnulfo da Cunha Coutinho, de Barra do Garças, realizou mais de 57.800 exames, o que resultou em uma média diária de aproximadamente 181 coletas de material. Os exames são oferecidos gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Do total de exames realizados, dentre os mais solicitados pela população têm-se o Hemograma, com 5.980 coletas; o EAS, exame de urina, com 4.800 exames realizados; o Papanicolau, prevenção do colo do útero, com 3.300 coletas; o Lipidograma, utilizado para analisar Colesterol, Triglicerídeos, HDL e LDL, com 3.075 coletas; o PSA, prevenção do câncer de próstata, com 877 coletas. 

Outra demanda de exames no laboratório, foi o de Hemoglobina Glicada (HBA1), que passou a ser oferecido na rede pública de saúde em março deste ano, após investimento de quase seis mil reais para a aquisição do equipamento QuickSTAR. Foram realizados 475 exames de HBA1. O laboratório também realizou 150 exames pré-cirúrgicos dos pacientes que estão sendo contemplados com as cirurgias do projeto “Expedição Cirúrgica”, da USP. 

De acordo com o coordenador do laboratório, Dr. Edson Scherer, a alta produtividade da unidade é resultado dos constantes investimentos na saúde pública e das capacitações realizadas pelos profissionais do local. 

“Nossos agradecimentos à gestão do prefeito Dr. Adilson, junto à equipe da Secretaria de Saúde, pelos investimentos na compra de insumos e melhoria na qualidade dos exames ofertados. A equipe do laboratório tem todo o amparo da gestão, e sempre que possível, estamos participando de treinamentos e cursos para oferecer o melhor à população”, disse o coordenador. 

 

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Em seis meses, Laboratório Municipal de Barra do Garças realiza cerca de 58 mil exames"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*