Muxirum: Dr. Adilson visita turmas do programa de alfabetização de jovens e adultos

O prefeito teve a oportunidade de reencontrar uma antiga colega de trabalho que atualmente participa do projeto, aos 88 anos.

SECOM-BG                                                                O prefeito Dr. Adilson acompanhado do vice-prefeito e secretário de Educação, Prof. Sivirino, visitou nesta semana, as turmas do Programa Mais MT Muxirum nos bairros Nova Barra e Sena Marques. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Governo de Mato Grosso, o programa visa erradicar os índices de analfabetismo no estado.

Dona Maria Barbosa, 88 anos, aluna do Muxirum, confidenciou à professora Ilza e à coordenadora do programa, Maria Auxiliadora, que tinha o sonho de reencontrar o prefeito Dr. Adilson, o qual já foi seu companheiro de trabalho há mais de 20 anos na cadeia pública de Barra do Garças.

O reencontro entre os dois foi promovido na quinta-feira (19) durante a visita do prefeito e do vice-prefeito e secretário de Educação, Prof. Sivirino, à turma ‘Águia’, uma das duas turmas em atividade no bairro Sena Marques.

Dona Maria trabalhou como cozinheira na cadeia pública de Barra do Garças na época em que o prefeito atuava como delegado da Polícia Civil. Os dois construíram uma relação de amizade durante esse período. “Estou muito feliz que ele veio aqui. A gente trabalhou junto por muitos anos, somos amigos, eu o admiro muito e ele me admira também”, disse Dona Maria.

Dr. Adilson havia visitado a turma do Muxirum na Escola Helena Esteves, no bairro Nova Barra, na última terça-feira, e soube da história de Dona Maria pela coordenadora Maria Auxiliadora. O prefeito fez questão de reencontrar sua colega de trabalho e também fazer uma visita aos alunos do bairro Sena Marques.

“Eu cheguei a Barra do Garças em 1998, na época conheci Dona Maria, a quem chamávamos carinhosamente de Maria Baiana. É um prazer reencontrar essa amiga e, mais ainda, saber que ela está tendo a chance de transformar sua vida por meio da educação através do Programa Muxirum”, contou o prefeito.

*Programa MT Muxirum*

O programa ‘Mais MT Muxirum’ é uma iniciativa idealizada pelo Governo de Mato Grosso, que tem como objetivo alfabetizar jovens e adultos a partir de 15 anos, que, por algum motivo ou circunstância da vida, não tiveram a oportunidade de se alfabetizar durante a infância. A palavra ‘Muxirum’ tem origem tupi e significa “mutirão”, “fazer juntos”.

Em Barra do Garças, o programa foi implantado em 2021 e tem como coordenadora a pedagoga Maria Auxiliadora da Silva Garção. Neste ano, chega à sua terceira etapa com cerca de 270 alunos em 24 turmas ativas na cidade, distritos e aldeias.
A formatura desses alunos será realizada no dia 21 de novembro, no Anfiteatro Fernando Peres de Farias.         

Seja o primeiro a comentar sobre "Muxirum: Dr. Adilson visita turmas do programa de alfabetização de jovens e adultos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*