Casa Limpa”: Prefeitura promove ação de combate ao mosquito da dengue no bairro Santo Antônio

🦟🎯⚠️🚫
As equipes passaram de casa em casa, na última semana, deixando materiais de coleta de lixo, materiais orientativos e realizando coletas de lixo pelo bairro

Secom-BG

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Barra do Garças, através da Vigilância Ambiental em Saúde, promoveu a ação “Casa Limpa”, no bairro Santo Antônio, com o intuito de intensificar pelo município as atividades de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As equipes responsáveis passaram de casa em casa, deixando materiais de coleta de lixo, materiais orientativos e realizando coletas de lixo pelo bairro.

Além de transmissor do vírus da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão do zika vírus e da chikungunya. Portanto, é necessário seguir as recomendações necessárias para evitar a proliferação do mosquito e a transmissão das doenças, que em alguns casos podem ser fatais.

A coordenadora de Vigilância Ambiental, Tiara Shimano, explicou que, no último mês, o Nova Barra foi o bairro que mais registrou casos de dengue, seguido dos bairros Santo Antônio, Centro e Vila Maria, de acordo com a Vigilância Epidemiológica. “Nós, enquanto autoridades sanitárias, alertamos para a necessidade imediata de combater o mosquito e prevenir as doenças causadas pelo Aedes aegypti, que em alguns casos podem ser fatais”, destacou.

Em casos de sintomas como febre acima de 38,5ºC, dor de cabeça, dor muscular e nos olhos, mal estar e manchas vermelhas na pele, é preciso procurar a UBS mais próxima de sua residência.

*Confira algumas recomendações para prevenir a proliferação do Aedes aegypti:*

– Mantenha o quintal, calhas, piscinas, potes de água de animais e ralos sempre limpos;
– Armazene e descarte corretamente lixos e entulhos;
– Guarde pneus em local coberto;
– Deixe caixas d’água devidamente fechadas;
– Coloque garrafas e baldes de cabeça para baixo;
– Use repelentes na pele ou elétricos, mosquiteiros; e
– Instale telas em janelas.                                         

Seja o primeiro a comentar sobre "Casa Limpa”: Prefeitura promove ação de combate ao mosquito da dengue no bairro Santo Antônio"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*