Projeto de cuidados com a saúde em cadeia pública beneficia reeducandos e servidores

São realizados exames de avaliação física, orientação para higiene pessoal e atividades físicas
Larissa Azevedo | Sesp-MT
 
A Cadeia Pública de Barra do Garças, localizada a 509 km de Cuiabá, começou a desenvolver um projeto para reforçar as atividades de promoção à saúde de reeducandos e servidores. Iniciado nesta quinta-feira (11.04), com palestras educativas, o programa já atingiu 86 reeducandos e tem o objetivo de alcançar todos os 265 da unidade até o final do mês.

A nutricionista da unidade, Juliana Nunes Ramos, com o apoio de alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Vale do Araguaia, liderou sessões sobre “Alimentação Saudável” e “Higiene Pessoal”. O projeto visa promover a saúde e prevenir doenças, além de reduzir o desperdício alimentar, enfatizando a importância de uma dieta balanceada e práticas de higiene, principalmente para os reeducandos envolvidos na distribuição de alimentos, garantindo assim a qualidade sanitária das refeições.

“Essas ações vão conscientizar e fazer uma educação nutricional com os reeducandos, com o objetivo de promover saúde e prevenir doenças. E as palestras levam a eles educação nutricional, esclarecem e mostram a importância que tem o consumo de vegetais, frutas, verduras, salada, para a saúde como um todo”, destacou a nutricionista.

De acordo com o diretor, Maicon da Costa Oliveira, as apresentações feitas pela equipe de nutrição tiveram como objetivo principal estimular o consumo de legumes e verduras entre os reeducandos. “A falta de hábito de consumo e o desconhecimento valor nutricional e importância à saúde humana fazem com que muitos descartem esses produtos das refeições que são oferecidas na unidade prisional”, explicou.

Além disso, a iniciativa inclui o projeto “Saúde X Vida Ativa” para os servidores, que começará na próxima segunda-feira (13.04), promovendo saúde e bem-estar por meio de atividades físicas e orientação nutricional. Incluirá exames de bioimpedância e orientações personalizadas para aprimorar a qualidade de vida e a eficiência dos servidores.

Serão realizados cinco exames de bioimpedância por dia, para os servidores que quiserem participar. Ele visa calcular a composição corporal da pessoa, analisando a massa magra, gordura corporal, e outros elementos que indicam o que deve ser feito para auxiliar na saúde do examinado. 

Após o exame, serão feitas orientações de acordo com os seus resultados, incluindo educação sobre hábitos saudáveis e esclarecimento de dúvidas sobre práticas a serem adotadas. 

Juliana Ramos afirmou que as avaliações também colaboram para maior eficiência dos servidores. “É uma forma de melhorar o trabalho deles aqui dentro da unidade porque, com certeza, uma pessoa com saúde e mais disposta consegue trabalhar melhor”, pontou.
 

Seja o primeiro a comentar sobre "Projeto de cuidados com a saúde em cadeia pública beneficia reeducandos e servidores"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*