Evento discutirá os caminhos para a regularização ambiental em Querência

Governo e instituições ambientais promovem encontro com a comunidade para explicar sobre áreas embargadas

Acontecerá no dia 2 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de Querência, a segunda reunião do Fórum Multissetorial “Querência+: Paisagens Sustentáveis”. O evento é aberto ao público e é organizado pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e pelo Instituto Socioambiental (ISA).

O Fórum Multissetorial de Querência foi lançado no final do ano passado pelo projeto “Querência+: Paisagens Sustentáveis”, com o objetivo de unir diferentes atores para aliarem produtividade agrícola ao desenvolvimento sustentável, a fim de reposicionar o município dentro de um ambiente altamente exigente e competitivo.

Na primeira reunião, que aconteceu em dezembro, foi apresentado o diagnóstico do uso do solo do município e os participantes colocaram como uma das principais demandas a regularização dos embargos das propriedades rurais, o que afeta todas as classes fundiárias.

Por isso, a segunda reunião vai se aprofundar na questão de regularização ambiental. Foram convidados representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, IBAMA e Ministério Público Estadual. Os seguintes pontos serão levantados: regras do Código Florestal sobre APPs e reserva legal; o que são passivo e ativo ambientais; o que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), como funciona e para que serve; como funciona a fiscalização e quando uma propriedade é embargada; quais são as instituições envolvidas no embargo e qual o papel de cada uma nesse processo; qual é o procedimento para o desembargo; e como funciona a regularização individual ou em grupo.

Serviço:

Data: 2 de fevereiro, quinta-feira

Horário: das 19h às 21h

Local: Câmara Municipal dos Vereadores de Querência, na rua Werner Carlos Galle, n° 265, Setor C.

(IPAM Amazônia)

Seja o primeiro a comentar sobre "Evento discutirá os caminhos para a regularização ambiental em Querência"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*