Vereador Garrincha quer o implante de equoterapia

O vereador Garrincha dos Animais (PV) apresentou no Secitec de Barra do Garças, na quarta-feira última, (1/2), o projeto de Tratamento Equoterápico. O vereador espera contar com a parceria do prefeito e de emendas parlamentares dos deputados para a implantação do projeto no município.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais e aumentando exponencialmente suas capacidades motoras. Isso acontece por que o andar do animal transmite ao cavaleiro, movimentos semelhantes aos da marcha do ser humano.

Todos esses fatores influenciam na autoestima dos pacientes, ajudando no tratamento. O modelo biopsicossocial é um conceito amplo que visa estudar a causa ou o progresso de doenças utilizando-se de fatores biológicos (genéticos, bioquímicos, etc), fatores psicológicos (estado de humor, de personalidade, de comportamento, etc) e fatores sociais (culturais, familiares, socioeconômicos, médicos, etc).

A  fisioterapeuta, Cidiane Porto Vila Verde, explicou que o modelo atende pessoas com necessidades especiais e proporciona uma maior qualidade de vida aos pacientes que necessitam.

“O vereador Garrincha nos convidou para apresentar o projeto em Barra do Garças que é o mesmo implantado na cidade de Inhumas-Go. Espero que nós consigamos implantar esse projeto aqui em Barra do Garças”.

O vereador disse que pretende encaminhar o projeto de lei que trata da criação do Programa Equoterapia assistida logo na primeira sessão. “Entendemos que com a implantação da prática da Equoterapia, a saúde de Barra do Garças poderá obter maiores resultados e, assim, gerar mais qualidade de vida às pessoas atendidas”, pontua o vereador.

Escrito por Konrad Felipe/Assessor de imprensa da Câmara de Barra do Garças


 

Seja o primeiro a comentar sobre "Vereador Garrincha quer o implante de equoterapia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*