Vale do Araguaia está com suas estradas destruídas

Mato Grosso está em alerta por causa das chuvas até o final do mês de fevereiro e a região do Araguaia, de acordo com a Defesa Civil, é a que mais sofre em decorrência dos fenômenos naturais.

Municípios como Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu e Confresa já apresentam dificuldade para a locomoção do transporte da soja. Crianças da área rural que não conseguem ir até as escolas considerando que os ônibus não estão conseguindo transitar nas estradas cheias de lama, segundo a Defesa Civil de Mato Grosso. O volume de chuvas é o maior já registrado em um período de cinco anos, segundo a Polícia Militar.

“A gente teve um período historicamente abaixo da média no mês de janeiro de todos os anos. Não há como precisar a quantidade de milímetros de água para todo o estado no mês de fevereiro, mas 100 milímetros correspondem àquela quantidade de água que o solo não consegue absorver de caráter imediato. A gente tem a previsão de mais de 100 milímetros, mas para todo mês”, explica o o secretário-adjunto de Proteção e Defesa civil, tenente coronel Abadio José da Cunha Junior, garantindo que não há motivo para pânico.

Por conta da situação precária, a Defesa Civil irá vistoriar nos próximos dias as cidades de Rio Branco, Salto do Céu, e Colniza.

Mediante a situação, a Associação dos Municípios do Araguaia (AMA) tem realizado uma série de reuniões com a Defesa Civil. Na última semana, após um desses encontros, definiu-se que o coordenador da Associação,  Paulo Avelar,  irá acionar os municípios para adoção de medidas em caráter emergencial. “Cabe a nós a mobilização e orientação aos municípios para algumas providências de ordem burocrática para só então, decretar a situação de emergência”, explicou.

No início deste mês, em dois dias, a cidade de Campo Novo dos Parecis (444 km de Cuiabá) enfrentou chuvas suficientes para um mês, ou seja, pouco mais de 300 milímetros o que fez a cidade ficar alagada por mais de 48 horas deixando pelo menos 700 famílias desalojadas. Em decorrência da situação, a Prefeitura decretou situação de emergência e a Secretaria de Cidades anunciou que em 45 dias deve apresentar um plano de trabalho.

Por Assessoria

Fotos: Reprodução

Fotos: Reprodução

Seja o primeiro a comentar sobre "Vale do Araguaia está com suas estradas destruídas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*