Três cidades já estão confirmadas como sedes dos Jogos Escolares

Foto: Reprodução

Os municípios de Barra do Garças,  Alto Boa Vista e  Juruena  estão confirmados para sediar três etapas dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Os gestores de esporte das cidades destacaram a importância de receber um dos maiores eventos esportivos do estado.

O secretário de Esportes de Alto Boa Vista (a 670 quilômetros de Cuiabá), Antônio de Oliveira, ressaltou que os jogos são um grande aprendizado para os estudantes. A cidade irá sediar a etapa da região Nordeste do estado, que abrange mais 11 municípios. “Não é só apenas a prática de esportes, o evento também proporciona a socialização e a integração de jovens de diferentes localidades de Mato Grosso. Isso é muito importante para a formação deles”, disse.

Oliveira observou também que Alto Boa Vista possui boa estrutura para receber os jogos escolares, sendo quatro ginásios cobertos e três quadras. “Também temos ótimas escolas que servirão de alojamento para os atletas que virão dos demais municípios da região Nordeste”, acrescentou.

Já Barra do Garças (a 521 quilômetros de Cuiabá) irá sediar a etapa estadual da competição na categoria A (estudantes de 15 a 17 anos). O secretário de Esportes do município, Hebert Penze, destacou que é prioridade da prefeitura trazer grandes eventos para cidade, que possui muitos atrativos turísticos. “Por conta dos jogos temos a possibilidade de receber pessoas de todos os cantos do estado para conhecerem nossas belezas naturais. Isso gera um grande movimento na economia”, observou.

Outro motivo que levou Barra do Garças a sediar uma das etapas dos jogos é o incentivo a prática de esportes na cidade. Conforme Hebert, os jogos escolares mantêm os alunos-atletas em constante atividade durante o ano. “A competição também é uma grande ferramenta de inclusão social que afasta muito jovens do mundo das drogas e criminalidade”, enfatizou o gestor.

Já o secretário de Esporte de Juruena (a 880 quilômetros de Cuiabá), Antônio Gregório, acredita que a vinda dos jogos escolares vai ajudar no desenvolvimento das modalidades esportivas na cidade. Ele disse que o município tenta há anos sediar os jogos e que dessa vez deu certo. “Já estava na hora da nossa cidade receber essa competição. Eu acredito que os jogos irão motivar os jovens a praticarem mais esportes. E isso possibilitará que a prefeitura invista mais nesse setor”, avaliou o gestor.

 Ao todo, os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso contam com 10 etapas regionais e três etapas estaduais que irão mobilizar cerca de 10 mil estudantes, de 12 a 17 anos, em todo estado.  No momento, estão preenchidas duas etapas regionais e uma fase estadual.  

Como ser sede

Para se candidatar, a prefeitura da cidade precisa protocolar um ofício na Seduc, em Cuiabá. No documento, o prefeito deve colocar qual etapa dos jogos (regional ou estadual) que a cidade deseja sediar.

Caso duas cidades, ou mais, manifestem o interesse de sediar uma mesma região, o processo será analisado pela equipe técnica da Superintendência de Esportes Educacionais. Conquista a vaga o município que apresentar melhor estrutura para sediar o evento. 

Para mais informações ligue: 3613-4915

Márcio Camilo
Seduc-MT

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Três cidades já estão confirmadas como sedes dos Jogos Escolares"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*