Encerramento do I Festival de Curtas do MT exibe vídeos premiados do projeto cultural Cinema no Mato

O público se despediu do I Festival de Curtas do Mato Grosso na última semana, em cerimônia especial, realizada na cidade de Primavera do Leste, na Praça Matriz, A solenidade contou com a exibição de todos os curtas-metragens produzidos pelos alunos que integram o projeto cultural Cinema no Mato nos polos de Primavera do Leste, Sinop, Poconé e Barra do Garças, além da premiação dos melhores trabalhos, conforme a avaliação do júri popular e de jurados especializados.

Os curtas-metragens “CauliFlora” de Primavera do Leste e a “Decisão Foi Sua” de Sinop, são os grandes vencedores na categoria de melhor filme pelo júri técnico. A escolha do público concedeu ao “Enquanto Houver Vida” de Sinop o prêmio de melhor vídeo produzido pelos alunos do projeto. Os roteiros, gravações e edição foram feitos pelos próprios alunos, que tiveram a oportunidade de ter um curta-metragem gravado e com grande qualidade de imagem. O resultado é uma ação de fortalecimento do protagonismo jovem na sociedade, que reverbera nas escolas e nos bairros, promove o audiovisual e coloca a comunidade para discutir os problemas locais e globais relacionados à natureza e sua preservação.

O projeto, realizado pelo Instituto Equipav, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, produção da 3 Apitos Esporte + Cultura, patrocinado pelas concessionárias de água e esgoto administradas pela Nascentes do Xingu com o apoio das Secretarias de Educação e Cultura dos municípios, atendeu mais de 200 jovens de 14 a 19 anos de escolas públicas. Eles receberam aulas de edição de vídeo, manuseio de equipamentos cinematográficos, interpretação, filmagem, direção de arte, fotografia, construção de roteiro, produção e desenvolvimento de curtas-metragens de ficção.

Durante o curso, os alunos se dedicaram na produção dos curtas com a orientação dos tutores. Todos os vídeos trazem a temática ambiental, com abordagem a assuntos como o depósito de lixo, desperdício de água, poluição de rios, desmatamento, queimada, doenças de veiculação hídrica, crime ambiental e escassez da água. Para enriquecer os roteiros, outros temas foram adicionados ao enredo, entre eles a vingança, drogas, relações homoafetivas e as crendices populares.

De acordo com o coordenador do Cinema no Mato em Primavera do Leste e secretário de Cultura, Wanderson Lana, desenvolver projetos audiovisuais com temas relacionados ao meio ambiente proporcionou aos jovens a oportunidade de tornarem protagonistas de suas comunidades. “Foi incrível fazer parte desse projeto, só tenho a agradecer aos alunos que se dedicaram e ao Instituto Equipav por escolher Primavera do Leste como uns dos polos do projeto Cinema no Mato. Sabemos que quando a inciativa privada se une ao poder público coisas incríveis acontecem e este é um dos exemplos. Esperamos ansiosamente pelas próximas edições”, destacou

O gestor da Águas de Primavera, Danilo Almeida, agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para a realização do Cinema no Mato nos polos, aos apoiadores culturais e, em especial, aos professores e estudantes que tornaram esse projeto viável. “Foi uma experiência enriquecedora, que investiu no potencial dos jovens, garantindo ainda mais oportunidade de aprendizado e empoderamento dos estudantes. Aproveito a oportunidade para compartilhar o agradecimento do Instituto Equipav, que muito orgulho da realização do Cinema no Mato e espera que esses jovens possam fortalecer o debate sobre a preservação do meio ambiente, estimulando iniciativas em prol de mudanças positivas em Mato Grosso”, destacou.

Todos os curtas-metragens produzidos pelos alunos do Cinema no Mato nos polos serão disponibilizados no site http://cinemanomato.com.br

Assessoria de Comunicação
Nascentes do Xingu

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Encerramento do I Festival de Curtas do MT exibe vídeos premiados do projeto cultural Cinema no Mato"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*