Carne fraca

Quando estudava Jornalismo o professor da disciplina “Civilização Contemporânea”, Pedro Moacir, insistia em nos dizer: “nunca olhem pra um fato isoladamente. Todo fato tem muitas caras. Umas anteriores, outras atuais e aquelas que resultarão pra frente”. Tenho a frase anotada e a respeito muito. Recordo-a por conta da “Operação Carne Fraca”. Ela envolve os frigoríficos, o governo do país, os governos estaduais, o presidente da República, o comércio, o agronegócio, a Polícia Federal, os fiscais sanitários, partidos políticos, políticos, as dezenas de cadeias produtivas ligadas à carne, a mídia, a macroeconomia do país e o comércio exterior. Cada um desses setores citados se desdobra naquela tese do professor Pedro Moacir.

Uma maneira de olhar o assunto é focar só na operação. Outra é focar no ambiente de transformações porque passa o país. Nesse ambiente do professor Pedro Moacir, há todos aqueles protagonistas, mas há também um clima de gelo derretendo. O Brasil já vinha se derretendo desde a operação Lava Jato. Ela pegou partidos políticos  e os políticos no primeiro plano, levou à derrubada da presidente da República, passou pela História recente e fez derreter praticamente todo o arcabouço institucional brasileiro.

A Operação Carne Fraca vem daí, ainda que indiretamente. A Polícia Federal, um fortíssimo agente na Lava Jato, acreditou-se onipotente. Agiu sozinho e derrubou todos os envolvidos citados na longa lista acima.  Ignorante em economia apostou no impacto popular como se ele sozinho explicasse o tema investigado. É absurdo, mas está dentro do ambiente de terra arrasada em que vive o Brasil. Os poderes constitucionais da República derreteram antes de agora e continuam em veloz putrefação. Causada por eles mesmos e pela cultura histórica brasileira. Construiu-se um país desigual e governado pelos que dele se beneficiam. Uma república de compadres corporativos.

Não nos espantemos. Daqui pra frente, não bastasse o que já se passou e o que está se passando, veremos cair muitos e muitos castelos envolvendo a desconstrução do poder político, do Estado brasileiro, do arcabouço de leis, a micro e a macroeconomia. Tempos difíceis nos aguardam. Volto ao professor Pedro Moacir: estamos em guerra. A nossa guerra mundial que nunca existiu antes. Ela veio do modo moderno. Com outras categorias de canhões: o desmonte da nossa História.

Onofre Ribeiro é jornaslista em Mato Grosso
onforeribeiro@onofreribeiro.com.br    www.onofreribeiro.com.br

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Carne fraca"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*