TAC firmado entre MPE e Município prevê medidas para aprimorar serviços de Atenção Domiciliar de Saúde

Foto: Reprodução/Ilustração

Depois de ter celebrado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que assegurou a implementação do serviço de atenção domiciliar de saúde em Barra do Garças, que conta inclusive com home care público, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso firmou termo aditivo que vai garantir o aprimoramento dos serviços. O acordo foi assinado pelo prefeito da cidade, Roberto Ângelo de Farias, pelo secretário municipal de Sáude, José Jacó, e pelo promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta.

No TAC, o município assumiu o compromisso de disponibilizar, no prazo de 30 dias, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo para auxiliar a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) já existente. Esses profissionais de apoio deverão ser acionados a partir de indicação clínica da EMAD, sempre que for necessário.

No acordo foi estabelecido, ainda, que o município deverá oferecer, no prazo máximo de 60 dias, a infraestrutura adequada para que as equipes possam desenvolver os trabalhos, a alcançar, no mínimo, os equipamentos técnicos para o seu funcionamento, materiais permanentes e de consumo, bem como linha telefônica para contato com os usuários e veículo para locomoção. Também terá que elaborar fluxo administrativo de rotina profissional e de atendimento no território de abrangência do Serviço de Atenção Domiciliar, que deverá ser integrado à Rede de Atenção à Saúde (RAS) e incorporado ao sistema de regulação.

Os profissionais que compõem as equipes atuantes no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) deverão receber capacitação que vise uma participação ativa junto aos usuários, familiares e cuidadores, bem como uma melhor humanização no atendimento domiciliar”, acrescentou o promotor de Justiça.

O serviço de home care público, já implantado no Município de Barra do Garças, atende atualmente dezenas de usuários, sendo que, a partir de agora, terá melhores condições de prestação do serviço de atenção domiciliar de saúde a todos que necessitarem.

Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso
www.mpmt.mp.br
Fone: 3613-5146 ou 9956-6275

Seja o primeiro a comentar sobre "TAC firmado entre MPE e Município prevê medidas para aprimorar serviços de Atenção Domiciliar de Saúde"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*