Barra do Garças contará com ação de alerta à população sobre os cuidados com a voz

Será realizada pela primeira vez em Barra do Garças, uma ação de cunho social, organizada pelo Dr. Alexandre César – CRM/MT 5325 (Médico Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço), juntamente com demais especialistas que contemplam a área, como fonoaudiólogos. 

Na ocasião, os profissionais envolvidos irão abordar a importância da saúde vocal, beneficiando à população local, com atendimento gratuito, oferecendo tratamento fonoaudiólogo, terapia vocal, exercícios e explicações sobre a voz.

A ação será realizada no dia 08 de abril (sábado), iniciando o atendimento ao público a partir das 9h da manhã, na Arena do Porto do Baé.

A iniciativa integra a 19ª Campanha Nacional da Voz, organizada pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial e a Academia Brasileira de Laringologia e Voz. A campanha foi criada para comemorar o Dia Mundial da Voz.

A Campanha da Voz, foi reconhecida internacionalmente e, desde 2003, 16 de abril passou a ser o Dia Mundial da Voz. O resultado tem sido a realização de ações integradas em países com EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Brasil.

“A voz é tão individual quanto a impressão digital, ela tem relação direta com a idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. Assim, como temos a identificação de uma pessoa pela digital, temos a identidade vocal. Por isso, é preciso cuidar da voz durante todas as fases da vida”, relatou Dr. Alexandre César.

A fonoaudióloga Lorena Vitorino Bertucci, destacou: “a voz é o principal instrumento de comunicação que dispomos para a interação social. Por meio dela podemos revelar emoções, intenções, estado de humor, cansaço, ansiedade, entusiasmo e credibilidade. Assim, a voz interfere de modo decisivo na eficácia. Da comunicação social e profissional. Cuide da sua voz e garanta o sucesso da sua comunicação”, explicou.

A também fonoaudióloga Graziella Andrade Benedeti relata que não há como ficar impassível diante do som da voz de uma pessoa: “você a ouve e ela influencia seu julgamento, algo nela tanto atrai como repele. Para que tenhamos saúde vocal, alguns cuidados são fundamentais”, declarou.

Graziella Andrade listou alguns cuidados indispensáveis:

– Devemos estar sempre atentos às características de nossa voz;

– Alguns cuidados simples podem ser medidas preventivas para que evitar problemas vocais;

– Diante de qualquer alteração, é necessário procurar uma avaliação para um diagnóstico preciso (médico otorrinolaringologista);

– Se houver indicação para fonoterapia, exercícios específicos e mudança de hábitos podem melhorar significativamente o padrão vocal.

Todos os profissionais citados nesta matéria estarão presentes na ação deste sábado, promovendo atendimentos e orientando a população acerca de medidas preventivas e cuidados com a voz. Não perca a oportunidade de se informar e assim, evitar distúrbios e falhas na voz. No local, será possível realizar exames gratuitamente. Vale ressaltar ação conta com a parceria e apoio da Faculdade Cathedral, que compreende a real necessidade de se posicionar frente às demandas sociais da nossa região, e, nesse caso, favorecendo à busca pela saúde e qualidade de vida.

Local de Atendimento: Stand de orientação no Porto do Baé (Próximo ao Centro de Cultura e Artes Valdon Varjão).

Horário de Atendimento: 09h-13h e 16h-19h.

Por Alysson Cavalcante

 

Seja o primeiro a comentar sobre "Barra do Garças contará com ação de alerta à população sobre os cuidados com a voz"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*