ARAGARÇAS – Secretaria promove destino correto para lixo hospitalar

Os resíduos de serviços de saúde (RSS) são os chamados lixos ou resíduos hospitalares: seringas, lâminas de bisturi, gaze, algodão com sangue ou secreções que, descartados de qualquer forma, podem causar sérios danos à saúde humana e ao meio ambiente.

Entre os riscos que esse material oferece, está a contaminação por doenças infectocontagiosas, como a AIDS, causada pelo vírus HIV. Por causa disso, a Prefeitura de Aragarças, contratou uma empresa especializada para realizar o descarte e o tratamento adequado desse material no Hospital Municipal Getúlio Vargas.

A coleta do lixo hospitalar está sendo realizada por profissionais treinados para lidar com esse tipo de material. Os resíduos são transportados em um caminhão-baú (diferente do que é usado para a coleta do lixo domiciliar) e levados para a cidade de Goiânia, onde são colocados em uma célula séptica e enterrados imediatamente para evitar qualquer tipo de contaminação.

 “Todo o resíduo hospitalar proveniente do Hospital Getúlio Vargas pode ser fonte de disseminação de doenças e de prejuízo ambientais, caso não seja adequadamente gerenciado. E a Prefeitura de Aragarças está cumprindo todas as normas da legislação ambiental”, ressaltou José Fabio, Secretário Municipal de Saúde.

“Sempre foi determinação do prefeito José Elias em orientar a destinação do lixo hospitalar, as normas  que visam minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos gerados no hospital um encaminhamento seguro, de forma eficiente, que envolve proteção à saúde da comunidade e proteção ambiental”, completou o secretário de saúde.

ASSESSORIA

 

Seja o primeiro a comentar sobre "ARAGARÇAS – Secretaria promove destino correto para lixo hospitalar"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*