PGE intensificará combate a fraudes e sonegação fiscal

Governador sanciona Lei que reestrutura PGE - Foto por: Maria Anffe/Gcom-MT

Dos 26 novos procuradores recentemente empossados, 8 deles atuarão nessa área

Ademar Andreola | PGE-MT

Durante a solenidade de posse dos 26 novos procuradores, realizada no último dia 25 de abril, o governador Pedro Taques sancionou a Lei que reestrutura a Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT).  A medida moderniza o órgão, com a criação do Grupo de Inteligência e Recuperação Fiscal, da Subprocuradoria de Aquisições e Contratos e de um Núcleo de Conciliação. A implementação desta Lei visa, principalmente, intensificar o combate à  de corrupção, à sonegação, intensificar a recuperação fiscal e tornar mais ágil a resolução de conflitos.

“Governo sério é aquele que não teme controle. E a sanção desse projeto indica que não há receio por parte desse Governo, em ser controlado por uma carreira de Estado, como a PGE”, afirma o procurador geral do Estado, Rogério Gallo.

O principal ponto destacado por ele é a criação do Grupo de Inteligência e Recuperação Fiscal, destinado principalmente ao combate à sonegação. Dos 26 novos procuradores, oito deles atuarão exclusivamente nessa área. Eles vão trabalhar para desbaratar fraudes fiscais, investigar patrimônios ocultos e descobrir empresas criadas em nome de laranjas. Este trabalho será feito em conjunto com o Poder Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT).

“Tão ruim quanto o dinheiro público mal empregado é o dinheiro não arrecadado por conta da sonegação fiscal. Ele desequilibra as contas públicas, prejudica o planejamento de políticas públicas e a livre concorrência entre os empresários. Os sonegadores não terão vida fácil. O que temos feito desde o início do ano agora se transformará numa ação permanente, estrutural e definitiva”, ressalta Rogério Gallo.

A Procuradoria Geral passará a atuar também em todos os contratos e convênios a serem firmados pela administração estadual. “Nossa carreira estará na primeira trincheira de combate à corrupção, que é no nascimento das contratações públicas. Nossa atuação nesse tema, por falta de pessoal, era meramente residual”, explica Rogério Gallo a respeito da criação Subprocuradoria de Aquisições e Contratos.

Seja o primeiro a comentar sobre "PGE intensificará combate a fraudes e sonegação fiscal"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*