Baleia azul, depressão e atividade física

Enquanto a Polícia Federal (PF) entra, por determinação do ministro da Justiça, Osmar Serraglio, na investigação para descobrir os curadores e envolvidos no jogo Baleia azul, que circula nas redes sociais desafiando tarefas que incitam a automutilação e culminam no suicídio de crianças e jovens, os esforços das polícias estaduais permitiram observar uma parcela importante do perfil das vítimas desse jogo. Grande parte tinha entre 12 e 15 anos e apresentava tendência à depressão.

A informação adquirida pelas autoridades policiais mostra a importância de pais acompanharem de perto seus filhos e os incentivarem a substituir o tempo que eles passam sozinhos na frente do computador pela prática de um esporte ou de uma atividade física.

Para o coach e educador físico Cristiano Parente, a prática de exercícios físicos de fato pode contribuir melhorando a saúde geral, tornando o corpo mais saudável e atuando diretamente na melhora dos sintomas da depressão. “A atividade física apresenta alguns importantes benefícios nessa faixa etária, que estão relacionados, por exemplo, com um melhor equilíbrio hormonal, melhor funcionamento do sistema nervoso, melhor prontidão cognitiva e, com saúde, claramente, melhor leitura da sociedade e controle emocional nas interações sociais”, diz Parente.

Um dado recentemente revelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a preocupação não é sem razão. De acordo com a entidade, a depressão é a principal causa de incapacidade de realização das tarefas diárias entre jovens de 10 a 19 anos. E, aqui no Brasil, estima-se que entre 1 a 3% da população na faixa etária de 0 a 17 anos tenha algum quadro depressivo.

Cristiano Parente explica que a doença pode ser desencadeada por inúmeros fatores profissionais, pessoais, afetivos ou psicológicos que o jovem desenvolva e que atividade física é um potente inibidor desses fatores. “Durante a prática de exercícios, o organismo libera hormônios como a endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão sensação de prazer e de amplo bem-estar. Esses hormônios têm influência direta e efetiva no combate e prevenção de patologias como a depressão”.

Para que a prática de atividade física realmente sirva como um antidepressivo eficaz, o coach orienta que pais ajudem seus filhos a buscar esportes ou atividades que possam lhes trazer prazer. “Esteja próximo de seu filho, converse com ele, acompanhe-o e estimule-o a buscar um tipo de atividade que se sinta atraído e motivado de modo a praticá-la diariamente. Esse processo, inclusive, pode e deve contar com o importante auxílio do professor de educação física do colégio onde ele estuda, profissional que terá conhecimento para ajudar a conduzir essa descoberta”, explica.

“Quanto mais tempo a criança e o jovem passarem em atividades que ocupem suas mentes e corpos para a saúde, menos estarão sujeitas aos sintomas da depressão e a se tornarem vítimas de jogos maléficos como esse”, conclui Parente.

Mais informações: (11) 98726-2609 – Denis

Seja o primeiro a comentar sobre "Baleia azul, depressão e atividade física"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*