Ser discípulo de Jesus Cristo

Muita gente acredita ser cristão, pensa que segue Jesus, mas a doutrina que segue é baseada em suposições. Parece incrível, mas é assim mesmo, basta fazer qualquer pergunta e percebe-se que o “cristão” pouco sabe de Jesus e de sua doutrina. Muitos até distorcem pontos doutrinais importantes, mostrando na prática o que aprendemos na escola com a dinâmica do telefone sem fio, quem conta um conto, aumenta um ponto. E vivem uma doutrina distorcida.

E seguir Jesus parece fácil, mas não é, nem para os que conhecem Cristo de “ouvir falar”, até mesmo para os que estudam -decoram- mas não aprendem a essência. Para esses, preguiçosos ou arrogantes, que pregam doutrinas e até fazem milagres, Jesus falou: (conforme Mateus 7, 19-23) toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres? E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!

Confuso? Como pode alguém que prega e faz milagre não estar cumprindo a doutrina de Jesus? Apesar de querermos ser autodidatas e julgarmo-nos inteligentes, precisamos de orientação. Para os judeus que julgavam saber os desígnios de Deus, Jesus mostrou (Mt 5,17): não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas, não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.

E o que é essa perfeição? Jesus nos trouxe uma doutrina nova, baseada no amor e no perdão, difícil e profunda, que precisamos de orientação para entender. Jesus orientou seus apóstolos (do grego, enviados), que por sua vez orientou os novos apóstolos e o povo convertido a Deus. E para os que seguem a verdadeira doutrina de Cristo, ele mesmo falou (Mt 7,28): aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína. Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina.

Para ser cristão é preciso ter um coração simples, abster-se de toda a arrogância e toda a sabedoria que acredita ter e aprender com quem estudou muito para não ser um guia cego. Fazer isso é entender o §827 do Catecismo: Mas enquanto Cristo, santo, inocente, imaculado, não conheceu o pecado, mas veio apenas para expiar os pecados do povo, a Igreja, reunindo em seu próprio seio os pecadores, ao mesmo tempo santa e sempre necessitada de purificar-se, busca sem cessar a penitência e a renovação. Todos os membros da Igreja, inclusive seus ministros, devem reconhecer-se pecadores. Em todos eles o joio do pecado continua ainda mesclado ao trigo do Evangelho até o fim dos tempos. A Igreja reúne, portanto, pecadores alcançados pela salvação de Cristo, mas ainda em via de santificação.

Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.

Seja o primeiro a comentar sobre "Ser discípulo de Jesus Cristo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*