Do sonho à realidade

Mariana Saggin

A zona de conforto em sua definição é o conjunto de hábitos e programações emocionais gerados por experiências passadas e que tendem a se repetir ciclicamente, ou seja, você não faz nada além do que já está programado a fazer. Nesta zona distanciamo-nos de qualquer nova experiência, economizamos energia, e temos a sensação de garantirmos nossa sobrevivência por não arriscarmos. Mas garantir a sobrevivência é o único objetivo de vida? Se você tem sonhos a realizar, com certeza, não pretende apenas sobreviver. 

Nós somos o único animal capaz de decidir, temos o livre arbítrio, e isso nos dá o poder de escolha. Pense bem se pretende mesmo viver preso nos seus medos, se acomodar e continuar só sobrevivendo, afinal de contas a escolha é toda nossa. Se o seu objetivo é difícil, já desiste porque não se acha capaz. O medo de falhar te impede de tentar. Não quer ter que se esforçar. Deixa para começar na próxima semana, ou no próximo mês. Tudo isso são desculpas que distanciam o seu sonho, seu projeto, de você. 

Os sonhos não precisam ser somente aqueles grandes projetos profissionais, eles podem ser menores e simples. Quem nunca ouviu: “meu sonho era conseguir acordar mais cedo”, “meu sonho era comer melhor”, “meu sonho era ganhar na loteria”, mas nunca fizeram nada para pelo menos tentar. Quem quer corre atrás. 

É da dúvida que nasce o novo, não se aprisione no conformismo, dê o primeiro passo. Deixe o medo de lado e coloque a coragem na frente. Chega de deixar para amanhã, de fazer tudo igual robô (somente o programado), de colocar mil empecilhos, arrisque, tente, aposte, lute por você. Todas as dificuldades servirão de ensinamento e as pedras que você terá que tirar do caminho será para te deixar ainda mais forte. 

Faça desse texto mais do que uma leitura passageira, reflita e comece de fato a correr atrás daquilo que realmente quer. Sonhos não se realizam na zona de conforto. 

Mariana Saggin Jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Pós Graduada em Comunicação Pública e Analista de Mídias Sociais.  

Seja o primeiro a comentar sobre "Do sonho à realidade"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*