Missão Técnica a Bonito

Realizamos visita técnica à cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 25 e 28 de maio. A Visita foi organizada pelo “Araguaia Convention & Visitors Bureau” em parceria com o Deputado Estadual, Adalto de Freitas (Daltinho). A “Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores de Barra do Garças” e empresários da região.

Na Missão estiveram representados diversas instituições tais como Prefeituras de Barra do Garças, Aragarças/GO e Pontal do Araguaia; Câmara Municipal de General Carneiro, SEMAMT, IFMT, UFMT, UNIVAR, SEDUC, Faculdades Cathedral, UNOPAR, INCRA, OAB, CDL, Assentamento Serra Verde, CVC – Loja Barra do Garças, Rotary Barra do Garças, Roncador Expedições, Fazenda Paraná, Fazenda Carajás, Fazenda Sol Vermelho, Cachoeira Cristal, Valearte, CHÁCARA DO SOSSEGO, FAZENDA ESTÂNCIA PIONEIRA, CELVA – ONG, CASA RONCADOR, EMPRESA DIGITAL CONTABILIDADE, FAZENDA PRAIA RICA, Assembleia Legislativa, entre outras representações.

 Tivemos a oportunidade de assistir quatro palestras que foram fundamentais para construção de nossas ações e metas, no tocante a revolucionar o Turismo em nossa região.

A primeira palestra no dia 25, foi ministrada pelo Sr. Antônio Carlos Silveira (Tó), criador do sistema de “VOUCHER ÚNICO” em Bonito. A segunda, foi conduzida pelo prefeito municipal de Bonito, Odilson Soares e seus secretários de Turismo, Augusto Barbosa Mariano; diretor de Turismo, Marcelo Gil da Silva e do Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Bonito; representando o secretário Hallem Jaser a Gestora do ISSQN, senhora Silvia Schmidt que nos explicaram o funcionamento e legislação do turismo local.

Na terceira teve como palestrantes o Presidente do FUMTUR e COMTUR local, Sr. Cícero Ramos Peralta e na quarta, o guia Júlio Cesar Gauna Machado, da Associação de Guias de Turismo de Bonito.

Visitamos seis “Produtos Turísticos” da cidade, sendo cinco particulares e um público e nos foram apresentadas as características de implantação e manutenção destes. Tivemos conhecimento que 60 por cento do PIB do município é gerado pela indústria do turismo e que na cidade recebem 300 mil turistas por ano. Conhecemos leis e normas que impulsionaram o turístico de Bonito e vamos copiar e implantar aos poucos em nossa cidade.

Entendemos que nossa realidade é diferente daquela cidade que é sucesso mundial em Turismo, mas que essa diferença é nosso grande trunfo. Já temos muitas infra estruturas prontas e precisamos fomentar outras, foi consenso entre os 54 membros da Missão que temos no mínimo, o dobro de atrativos a serem organizados e explorados de maneira sustentável.

Mãos a obra, com união e determinação, vontade, correção e transparência dentro de poucos anos seremos também referência mundial em Turismo sustentável.

Por Eduardo Oliveira

Seja o primeiro a comentar sobre "Missão Técnica a Bonito"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*